A lógica, a linguagem de programação Scratch e a robótica educacional como potencializadoras no percurso do aprendizado em crianças em ensino regular.
Lógica. Scratch. S4A. Robótica educacional. Aprender fazendo.
O presente trabalho, intitulado A lógica, a linguagem de programação Scratch e a robótica educacional como potencializadoras no percurso do aprendizado em crianças em ensino regular, é uma pesquisa de natureza qualitativa, que será realizada em uma escola da rede municipal de ensino, na cidade de Cruzeta/RN. Objetiva identificar as possíveis contribuições da lógica, da linguagem de programação e da robótica educacional no processo de aprendizagem em crianças em ensino regular, mediante o aprender fazendo e o brincar.
Serão utilizados como instrumentos de pesquisa as observações, as filmagens, as fotografias e o diário
de campo, valendose das metodologias descritivaexploratória, articulando teoria e prática evidenciada, do aprender fazendo e do brincar. Durante a pesquisa, para que o campo fosse construído, foi realizada uma revisão sistemática de literatura em algumas bases digitais, para que fosse possível analisar o estado da arte acerca da utilização do Scratch, da robótica educacional e do Scratch for Arduino (S4A) na educação, e, também, para conseguir identificar as lacunas presentes neste aspecto. A pesquisa está organizada em sete capítulos, onde serão abordadas a contextualização, a construção do campo, a conceituação da lógica e da
linguagem de programação em um sentido amplo, bem como a linguagem Scratch no contexto
educacional como uma ferramenta interdisciplinar, as experiências educacionais a envolvendo, a fluência
digital, a robótica, a robótica educacional e sua utilização na educação, a apresentação da ferramenta S4A, e os processos metodológicos, onde será realizada toda a apresentação acerca da metodologia que será abordada durante o processo de coleta de dados. O estudo conta, ainda, com uma sessão acerca do cronograma e outra sobre o orçamento que envolverá a pesquisa.