AUTOEFICÁCIA E PERMANÊNCIA ACADÊMICA NOS CURSOS TÉCNICOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO INSTITUTO METRÓPOLE DIGITAL, CAMPUS MOSSORÓ
discente, autoeficácia, EaD, IMD.
Muitos são os impasses pessoais e sociais que os discentes de nível médio no Brasil transcursam ao longo de sua jornada acadêmica. Dentre as questões de ordem pessoal, o construto autoeficácia se apresenta como essencial no processo de conquista dos discentes no âmbito acadêmico e vem tomando espaço, na ultima década, nos estudos contemporâneos da pedagogia e da psicologia. A teoria da autoeficácia foi desenvolvida
pelo psicólogo canadense Albert Bandura para sinalizar a crença do indivíduo em sua própria capacidade de alcançar um objetivo. Pesquisas empíricas realizadas no Brasil voltadas para as questões da autoeficácia de discentes cursando o ensino médio ponderam que os mesmos possuem mais autoeficácia em ações necessárias para aprender (estudar para uma prova) do que autoeficácia para atuar na vida escolar (contribuir com ideias para a melhoria do curso). Considerando que a metodologia de ensinoaprendizagem da EaD
possui diferenças particulares com relação ao ensino presencial, o presente projeto de pesquisa optou por analisar o construto da autoeficácia de discentes que estejam cursando o ensino médio em EaD. Todavia, no Brasil, cursos em EaD de nível médio são cursos técnicos profissionalizantes. O Instituto Metrópole Digital (IMD) no Rio Grande do Norte oferta cursos técnicos na área de tecnologia da informação, de modalidade EaD
semipresencial para aqueles que estão no ensino médio ou já tenha concluído. Assim, o IMD foi escolhido como local de pesquisa. Tratase de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, realizada no Instituto Metrópole Digital, polo Mossoró/RN, analisando dados de 69 discentes ativos do modulo básico 2017.1. A amostra analisada possui idade média de 23,43 anos, é predominantemente masculina e em seu primeiro dia de aula apresentaram
8,20 de média geral de autoeficácia acadêmica. O estudo visa analisar os níveis de autoeficácia acadêmica dos discentes evadidos e não evadidos na etapa final do semestre 2017.1 dos cursos técnicos do IMD polo Mossoró.