Banca de DEFESA: BRUNO MAIA DA COSTA

DISCENTE : BRUNO MAIA DA COSTA
DATA : 30/08/2022
LOCAL: Onlie- via Google Meet

Tratamento de tubos de Alumínio por PEO: uma alternativa para o desenvolvimento de superfícies seletivas de radiação empregadas em coletores solares fototérmicos.

alumínio; superfícies seletivas de radiação; coletores térmicos; oxidação eletrolítica por plasma.

O coletor solar é o principal componente de um sistema fototérmico. Sua utilização requer materiais capazes de capturar a radiação solar e convertê-la em calor, com a máxima eficiência, para promover o aquecimento de um fluido. A oxidação eletrolítica por plasma (PEO) apresenta-se como uma possível alternativa na criação de superfície seletivas de radiação, visto que, no alumínio, um dos materiais utilizados na fabricação dos tubos empregados em coletores solares, o revestimento superficial obtido apresenta resultados que vão desde o aumento da sua resistência à corrosão, e ao desgaste, bem como melhorias em suas propriedades ópticas e térmicas. Nessa técnica é possível produzir uma superfície oxidada e porosa permitindo a existência de armadilhas ópticas que aprisionam a radiação nos poros e consequentemente eleva absorção de calor. Entretanto, o gasto energético para sua aplicação ainda é considerado elevado para indústria. Este trabalho tem como objetivo revestir tubos de alumínio aplicando PEO, com a finalidade de examinar sua eficiência enquanto superfície seletiva de radiação e quais condições experimentais resultaram em melhor custo energético-benefício. Para isso, tubos de uma liga de Al 6060, com 12,7 mm de diâmetro, 1,5 mm de espessura da parede e 50 mm de comprimento foram tratados por PEO numa solução eletrolítica de silicato de sódio com uma concentração de 2 g. L-1, densidade de corrente de 9 A.dm-2, utilizando uma fonte de corrente pulsada, aplicando três ciclos de trabalho diferentes: 40, 50 e 60%, em tratamentos que duraram 2 e 4 min. Posteriormente aos tratamentos, as superfícies tratadas foram avaliadas quanto a sua microestrutura e propriedades óticas. Os resultados do tratamento por PEO mostraram a formação de uma superfície porosa de Al2O3 sobre os tubos, cujo tamanho e distribuição de poros variaram com as condições de tratamento. Superfícies com maior porosidade apresentaram uma maior absorção térmica, enquanto a variação dos ciclos de trabalho e a aplicação do plasma em altas frequências possibilitaram um controle energético do processo de maneira significativa.

Presidente - 096.211.994-68 - CLODOMIRO ALVES JUNIOR - UFERSA
Externo à Instituição - MATHEUS DE MEDEIROS TAVARES - PESQUISADOR