PPMSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - CCA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: SANDY THOMAZ DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SANDY THOMAZ DOS SANTOS
DATA : 24/07/2023
LOCAL: online (google meet)

ESTRESSE SALINO NO CULTIVO DE PIMENTÃO EM DIFERENTES SUBSTRATOS.

Capsicum annuum L.; salinidade; semi-hidropônia; fibra de coco.

O cultivo de plantas em substrato pode amenizar os efeitos adversos de elevados níveis salinos das águas de irrigação, muito comuns na região nordeste do Brasil. Dessa forma, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo avaliar as respostas ao estresse salino de pimentão cultivado em diferentes substratos. O experimento foi conduzido em casa de vegetação na Universidade Federal Rural do Semi-árido, em Mossoró. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, em esquema fatorial 3 x 4, com três repetições, sendo a parcela experimental representada por quatro vasos. Os tratamentos foram formados pela combinação de três substratos (Fibra de coco, Areia e Mistura (fibra de coco+areia (1:1))) com quatro soluções nutritivas salinizadas (CE1 - 2,2 dS m-1; CE2 - 3,5 dS m-1; CE3 - 4,5 dS m-1; CE4 - 5,5 dS m-1). O plantio foi realizado a partir de mudas e o sistema de irrigação foi de gotejamento. A análise de trocas gasosas foi realizada quando as plantas estavam em pleno florescimento e frutificação, mensurando-se a condutância estomática, taxa de transpiração, taxa de assimilação de CO2, eficiência do uso da água e eficiência intrínseca do uso da água. O crescimento e desenvolvimento das plantas foram avaliados durante o experimento e ao final do ciclo da cultura, avaliando-se o número de folhas, altura de plantas, diâmetro de caule, massa seca de folhas, massa seca de caule, massa seca de frutos, massa seca total, área foliar, área foliar especifica, razão de área foliar e suculência foliar. Para a produção e o rendimento do pimentão avaliou-se o número de frutos comerciais, número de frutos não comerciais, número total de frutos, comprimento dos frutos, diâmetro dos frutos, espessura dos frutos, massa média de frutos comerciais, produção comercial, produção não comercial, produção total e formato dos frutos. A qualidade dos frutos foi mensurada por meio das análises de sólidos solúveis, acidez titulável, vitamina C, razão sólidos solúveis/ acidez titulável, firmeza dos frutos e o pH. Os dados obtidos foram submetidos a análises de variância, realizando-se desdobramento dos fatores quando ocorreu resposta significativa à interação entre os fatores. O efeito dos substratos foi avaliado através do teste de comparação de médias (Tukey, 0,05). O efeito dos níveis de salinidade foi analisado através de análise de regressão, ajustando a modelos polinomiais. O aumento da salinidade afeta de forma quadrática a condutância estomática e a transpiração das plantas de pimentão, atingindo o máximo nas CEs 3,64 e 3,83 dS m-1, independentemente do substrato utilizado. A taxa de assimilação de CO2 tende a diminuir com o aumento dos níveis salinos em todos os substratos. No crescimento do pimentão, o substrato Fibra de coco proporciona os melhores resultados, seguido pelo substrato Mistura em todas as variáveis. O substrato Areia resulta em menor crescimento das plantas de pimentão em todos os níveis salinos. A quantidade e a produção de frutos são maiores quando as plantas são cultivadas em substrato Fibra de coco e Mistura em todas as salinidades, alcançando o máximo na CE próxima a 3,5 dS m-1. O uso de salinidades maiores que 3,5 dS m-1 tende a diminuir a produção e rendimento de frutos de pimentão. A qualidade dos frutos é pouco afetada pelos substratos nas menores salinidades. A firmeza dos frutos diminui com o aumento dos níveis salinos independentemente do substrato utilizado. O substrato Fibra de coco e Mistura proporcionou melhores condições fisiológicas e de crescimento para o pimentão e são os mais recomendados para produção de pimentão em condições de estresse salino. A Areia se mostrou o substrato menos indicado para cultivar pimentão em condições de estresse salino. É possível o cultivo de pimentão sob salinidade até 3,5 dS m-1 utilizando substrato Fibra de coco ou Mistura de fibra de coco com areia (1:1).

Presidente - 1847005 - FRANCISCO DE ASSIS DE OLIVEIRA
Externa à Instituição - IARAJANE BEZERRA DO NASCIMENTO - PESQUISADOR