PPMSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - CCA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: GLEYDSON DE FREITAS SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GLEYDSON DE FREITAS SILVA
DATA : 20/07/2023
HORA: 14:00
LOCAL: via google meet
TÍTULO:

ADUBAÇÃO COM NITRATO E AMÔNIO EM DIFERENTES FASES FENOLÓGICAS DA ABOBRINHA ITALIANA SOB ESTRESSE SALINO.

ECOFISIOLOGIA DA ABOBRINHA ITALIANA SOB ESTRESSE SALINO E APLICAÇÃO DE NITRATO E AMÔNIO EM DIFERENTES FASES FENOLÓGICAS.


PALAVRAS-CHAVES:

Cucurbita pepo L. Adubação nitrogenada. Crescimento. Produção. Salinidade.

Cucurbita pepo L. Adubação nitrogenada. Trocas gasosas foliares. Eficiência fotoquímica. Salinidade.


PÁGINAS: 37
RESUMO:

RESUMO: Objetivou-se estudar estratégias de fertilização nitrogenada com fontes nítricas e amoniacais para atenuação do estresse salino em plantas de abobrinha italiana (cv. Caserta). O experimento foi conduzido em casa de vegetação em delineamento de blocos casualizados, com quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos de seis estratégias de fertilização nitrogenada associadas a dois níveis de salinidade [T1 = Adubação nítrica em todo o ciclo + 0,5 dS m-1 (controle); T2 = Adubação nítrica em todo o ciclo + 4,5 dS m-1; T3 = 50% Adubação nítrica + 50% Adubação amoniacal em todo o ciclo + 4,5 dS m-1; T4 = Adubação amoniacal na fase vegetativa + Adubação nítrica na fase reprodutiva + 4,5 dS m-1; T5 = Adubação nítrica na fase vegetativa + Adubação amoniacal na fase reprodutiva + 4,5 dS m-1; T6 = Adubação amoniacal em todo o ciclo + 4,5 dS m-1]. As plantas foram avaliadas quanto ao crescimento e produção. Em condições de estresse salino a abobrinha Italiana sofre diminuição no crescimento e na produção independente da forma de nitrogênio utilizada na adubação, porém o uso de N-nítrico promove maior produção. A aplicação de N-amoniacal em todo ciclo ou durante a fase reprodutiva da abobrinha Italiana ocasiona a morte da planta, no entanto, o N-amoniacal pode ser usado durante a fase vegetativa ou na proporção 1:1 com N-nitrico.

RESUMO: Objetivou-se estudar as respostas ecofisiológicas da abobrinha Italiana (cv. Caserta) sob estresse salino em diferentes estratégias de fertilização com nitrato e amônio. O experimento foi conduzido em casa de vegetação em delineamento de blocos casualizados, com quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos de seis estratégias de fertilização nitrogenada associadas a dois níveis de salinidade [T1 = Adubação nítrica em todo o ciclo + 0,5 dS m-1 (Testemunha); T2 = Adubação nítrica em todo o ciclo + 4,5 dS m-1; T3 = 50% Adubação nítrica + 50% Adubação amoniacal em todo o ciclo + 4,5 dS m-1; T4 = Adubação amoniacal na fase vegetativa + Adubação nítrica na fase reprodutiva + 4,5 dS m-1; T5 = Adubação nítrica na fase vegetativa + Adubação amoniacal na fase reprodutiva + 4,5 dS m-1; T6 = Adubação amoniacal em todo o ciclo + 4,5 dS m-1]. As plantas foram avaliadas quanto a área foliar, trocas gasosas, fluorescência da clorofila e produção. A irrigação com água de 4,5 dS m-1 diminuiu a taxa fotossintética, a área foliar e a produção da abobrinha independente da forma de aplicação do nitrogênio. O estresse salino não afetou a eficiência fotoquímica da abobrinha, no entanto acentuada diminuição nos teores de clorofila corroboram a diminuição da taxa fotossintética. A adubação nitrogenada na fase reprodutiva e em todo ciclo da abobrinha causa toxicidade nas plantas e aborto de flores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1085633 - FRANCISCO VANIES DA SILVA SA
Externa à Instituição - KLEANE TARGINO OLIVEIRA PEREIRA - UFERSA
Externo à Instituição - RÔMULO CARANTINO LUCENA MOREIRA - UFERSA
Externo à Instituição - TAYD DAYVISON CUSTÓDIO PEIXOTO - UFERSA
Notícia cadastrada em: 17/07/2023 08:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03