PPMSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - CCA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDY THOMAZ DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SANDY THOMAZ DOS SANTOS
DATA : 17/05/2023
HORA: 14:00
LOCAL: on-line (videoconferência)
TÍTULO:

Artigo 1: Trocas gasosas e crescimento de pimentão cultivado em diferentes substratos sob estresse salino. Artigo 2: PRODUÇÃO E QUALIDADE DE FRUTOS DE PIMENTÃO CULTIVADOS SOB ESTRESSE SALINO EM DIFERENTES SUBSTRATOS


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Capsicum annuum L.; salinidade; semi-hidropônia; fibra de coco; areia. Palavras-chave: Capsicum annuum L.; salinidade; fibra de coco; rendimento; sólidos solúveis.


PÁGINAS: 43
RESUMO:

RESUMO: O cultivo em substrato pode amenizar os efeitos adversos da salinidade por, entre outros motivos, manter a realização de fotossíntese e do crescimento das plantas. Diante do exposto, esse estudo foi desenvolvido com o objetivo avaliar o efeito de diferentes substratos na fisiologia e crescimento de pimentão, hibrido ‘Gladiador’, cultivado sob estresse salino. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, em delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3 x 4, sendo três substratos (Fibra de coco, Areia, Mistura (Fibra de coco+Areia (1:1)) e quatro salinidades da solução nutritiva (2,2; 3,5; 4,5 e 5,5 dS m-1), com três repetições, sendo a parcela experimental composta por quatro vasos com uma planta cada. O sistema de irrigação adotado foi o gotejamento. Aos 72 dias após o transplantio, as plantas foram avaliadas quanto as trocas gasosas por meio da condutância estomática, taxa de transpiração, taxa de assimilação de CO2, eficiência do uso da água e eficiência intrínseca do uso da água. Aos 120 dias após o transplantio as plantas foram coletadas e avaliadas quanto ao crescimento por meio da mensuração da massa seca de folhas, massa seca de caule, massa seca de frutos e massa seca total. De forma geral, houve diferentes respostas entre os substratos em relação a salinidade. O estresse salino diminui as trocas gasosas das plantas de pimentão em todos os substratos, especialmente nas salinidades mais altas. No crescimento, a Fibra de coco e a Mistura proporcionaram os melhores resultados, enquanto a Areia resultou nas menores massas secas de frutos e total. O substrato Fibra de coco proporcionou melhores condições fisiológicas e de crescimento para o pimentão cultivado sob estresse salino. A Areia se mostrou o substrato menos indicado para cultivar pimentão em condições de estresse salino. É possível o cultivo de pimentão sob salinidade até 3,5 dS m-1 utilizando substrato fibra de coco ou a mistura de fibra de coco com areia (1:1).

RESUMO: O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da salinidade na produção e qualidade de frutos de pimentão cultivados em diferentes substratos. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, seguindo o delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3 x 4, sendo três substratos (Fibra de coco, Areia, Mistura (Fibra de coco+Areia (1:1)) e quatro salinidades da solução nutritiva (2,2; 3,5; 4,5 e 5,5 dS m-1), com três repetições, sendo a parcela experimental composta por quatro vasos com uma planta cada. O sistema de irrigação adotado foi o gotejamento. A primeira colheita de frutos foi aos 60 dias após o transplantio e as demais com intervalos semanais. Em todas as colheitas os frutos foram avaliados quanto ao número de frutos comerciais, número de frutos não comerciais, número total de frutos, massa média de frutos comerciais, produção comercial e produção total. Na última colheita, os frutos foram avaliados quanto a qualidade pós-colheita, por meio da mensuração do teor de sólidos solúveis, acidez titulável, razão sólidos solúveis/acidez titulável, vitamina C e firmeza dos frutos. De forma geral, os substratos Fibra de coco e Mistura promoveram os melhores resultados quando comparada com a Areia em relação ao rendimento do pimentão. Em todos os níveis salinos, a Areia resultou nos menores número de frutos comerciais, número de frutos não comerciais, número total de frutos e produção comercial. Os substratos Fibra de coco e Mistura são os mais recomendados para a produção de pimentão em condições de estresse salino. O substrato Areia é o menos indicado para o cultivo de pimentão sob estresse salino. É possível produzir pimentão em substrato fibra de coco ou mistura de fibra de coco com areia (1:1) utilizando água com salinidade até 3,5 dS m-1. O tipo de substrato exerce pouca influência sobre a qualidade dos frutos de pimentão produzidos sob estresse salino até a salinidade 4,5 dS m-1.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1847005 - FRANCISCO DE ASSIS DE OLIVEIRA
Externa à Instituição - KALINE DANTAS TRAVASSOS - UFERSA
Externa à Instituição - KLEANE TARGINO OLIVEIRA PEREIRA - UERN
Notícia cadastrada em: 11/05/2023 09:39
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01