PPMSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - CCA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIANE DO NASCIMENTO FERNANDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CRISTIANE DO NASCIMENTO FERNANDES
DATA : 20/12/2022
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/swu-ntac-hpn
TÍTULO:

RESÍDUOS AGRÍCOLAS E AGROINDUSTRIAIS: UMA REVISÃO DE LITERATURA SISTEMÁTICA SOBRE O APROVEITAMENTO NAS CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS.


PALAVRAS-CHAVES:

Agroecossistemas. Atividades agrícolas. Reaproveitamento de resíduos. Comunidades rurais. Componentes de Construção.


PÁGINAS: 34
RESUMO:

A economia circular para resíduos de biomassa engloba a criação de novas cadeias de valor mediante o aproveitamento de resíduos gerados pela agricultura e agroindústria. Assim, os resíduos e subprodutos destes setores podem ser reutilizados para estabilização dos solos ou serem incorporados em variados materiais e componentes construtivos, seja no âmbito rural ou urbano, como forma de minimizar o impacto produzido pela construção civil (um dos ramos da indústria que mais geram impactos negativos ao meio ambiente). Por meio de uma revisão sistemática da literatura, esta pesquisa analisa a literatura acadêmica sobre o aproveitamento de resíduos agrícolas e agroindustriais na construção civil. Com isso, o objetivo principal desta pesquisa é fornecer uma análise sistemática que possibilite aos profissionais de Agronomia e de Construção Civil, assim como de áreas afins (como Geologia), selecionar os critérios de pesquisa adequados aos problemas e estudos de suas regiões, independente de qual localidade do mundo estejam. Ao final, 188 artigos foram analisados. Bagaço da cana-de-açúcar, cinza da casca de arroz e fibra de coco foram alguns dos resíduos mais encontrados na literatura com potencial para serem utilizados na cadeia produtiva da construção civil. O aproveitamento desses resíduos é uma temática que vem desencadeando inúmeras investigações nos últimos tempos. E é importante ressaltar que esta pesquisa analisa como vem sendo abordados todos os aspectos que envolvem a sustentabilidade (técnico, econômico, ambiental e social), tendo em vista contribuir para o alinhamento entre os mecanismos da agricultura e agroindústria ao desenvolvimento de cidades sustentáveis. Da análise, emergiu que, embora a relevância dos setores da construção e agronomia, há uma lacuna na literatura em investir no potencial desses resíduos abordando todos os aspectos necessários, seja nos estudos de estabilidade do solo ou de incorporação a componentes ou materiais a serem utilizados em construções rurais e urbanas. A quantidade de pesquisas que possibilitam valores adequados de incorporação e de estudo de cada componente da sustentabilidade ainda é escassa, quando parametrizada por tipo de resíduo e de pesquisa realizada. Todavia, observou-se uma perspectiva de reversão do quadro para anos seguintes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1851841 - JEANE CRUZ PORTELA
Externa à Instituição - MARIA LAIANE DO NASCIMENTO SILVA
Externo à Instituição - RAFAEL OLIVEIRA BATISTA - UFERSA
Externo à Instituição - RAUNY OLIVEIRA DE SOUZA - UFRN
Notícia cadastrada em: 19/12/2022 07:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01