PPMSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - CCA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA ELIDAYANE DA CUNHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA ELIDAYANE DA CUNHA
DATA : 11/08/2022
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/zzv-ckqm-oph
TÍTULO:

CAPÍTULO 1 - REFLEXOS AMBIENTAIS DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NO BAIXO CURSO DE UMA BACIA HIDROGRÁFICA DO SEMIÁRIDO
CAPÍTULO 2– INFLUÊNCIA DO USO E OCUPAÇÃO NA QUALIDADE DA ÁGUA EM TRECHO DO RIO PIRANHAS-AÇU


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-Chave 1: Vale do Açu. Cobertura do Solo. Antropização. Precipitação Pluviométrica
Palavras-Chave 2: Recursos hídricos. Antropização. Sazonalidade. Semiárido. Análise multivariada.


PÁGINAS: 47
RESUMO:

A intensificação das atividades antrópicas contribui para as mudanças ocorrentes na paisagem e consequente alteração das características naturais dos ecossistemas que sofrem constante processo de degradação. Diante o exposto, objetivou-se verificar as transformações ocorrentes sob a cobertura do solo à jusante da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, causadas pelo uso e ocupação da área em um período de 40 anos. A pesquisa foi desenvolvida na parte baixa da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açu, localizada na microrregião do Vale do Açu. Foi realizado um levantamento das classes de cobertura, a partir de imagens retiradas do MapBiomas, para os anos de 1990, 2000, 2010 e 2020 para posterior quantificação das áreas de classes identificadas e observação das mudanças ocorrentes. O software QGIS foi utilizado para tratar os dados georreferenciados. Um levantamento de dados pluviométricos foi feito para os anos de 1988, 1989, 1990, 1998, 1999, 2000, 2008, 2009, 2010, 2018, 2019 e 2020 na região, a partir de dados retirados da EMPARN. De acordo com os resultados, a cobertura do solo na região foi influenciada pelo uso e ocupação, ao longo dos anos estudados, a partir da incidência da agropecuária, aquicultura e urbanização, bem como da precipitação pluviométrica. Ao longo dos 40 anos foram observados aumentos das áreas antropizadas e diminuição da vegetação natural e corpo hídrico. A ocorrência de chuvas acima da média na região para o ano de 2010, gerou comportamento atípico as demais décadas avaliadas, em meio ao aumento na distribuição da vegetação e recarga do corpo receptor.

RESUMO 2
A ocupação e uso inadequado do ambiente têm propiciado alterações nos atributos físicos, químicos e biológicos dos ecossistemas, incorporando padrões de vida insustentáveis à manutenção de sua qualidade. Diante o exposto, objetivou-se com o presente trabalho avaliar as interferências devido ao uso e ocupação do solo na qualidade da água na parte baixa da bacia hidrográfica do Rio Piranhas-Açu, no semiárido brasileiro, identificando as variáveis mais sensíveis na distinção dos ambientes utilizando a técnica da multivariada. O estudo foi conduzido à jusante do Reservatório Armando Ribeiro Gonçalves nos anos de 2019, 2020 e 2021 durante as estações secas e chuvosas. Foram realizadas cinco coletas de amostras de água em sete pontos distribuídos ao longo do trecho para avaliação dos atributos físicos, químicos e microbiológico. As análises foram realizadas para as variáveis: pH, CE, Na+, K+, Ca2+, Mg2+, Cl-, CO32-, HCO3-, NT, ALC, PT, CT e CL a, totalizando 490 amostras. Para avaliação da qualidade das águas, empregou-se estatística multivariada como a análise de componentes principais (ACP), análise fatorial (AF) e análise de agrupamento (AA). A ACP/AF permitiu a formação de três grupos indicadores da qualidade da água, envolvendo salinidade, alcalinidade e trofia explicando 71,93% da variância total. A sazonalidade mostrou ser um forte influenciador na qualidade da água para as variáveis estudadas. O uso e ocupação do solo influenciou na qualidade da água dos trechos do rio, tendo a urbanização influência sobre o PT e a agricultura sobre os sais (Ca2+, Mg2+, Na+, CE, Cl-) e alcalinidade apresentados na água.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1608098 - LUIS CESAR DE AQUINO LEMOS FILHO
Externo à Instituição - RAIMUNDO FERNANDES DE OLIVEIRA JUNIOR - PESQUISADOR
Externa à Instituição - THAÍS CRISTINA DE SOUZA LOPES - IFRN
Notícia cadastrada em: 05/08/2022 09:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03