PPMSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - CCA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: RUTILENE RODRIGUES DA CUNHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RUTILENE RODRIGUES DA CUNHA
DATA : 07/07/2022
HORA: 08:00
LOCAL: https://meet.google.com/zwr-zkjd-mhi
TÍTULO:

ARTIGO 1: RETENÇÃO DE ÁGUA NO SOLO E SUAS INTER-RELAÇÕES EM CLASSES NO SEMIÁRIDO TROPICAL

ARTIGO 2: APTIDÃO AGRÍCOLA EM CLASSES DE SOLO NO SEMIÁRIDO POTIGUAR BRASILEIRO


PALAVRAS-CHAVES:

ARTIGO 1: Manejo do solo. Déficit hídrico. Uso da Terra. Caatinga. Distribuição do tamanho dos poros.


ARTIGO 2: Uso da terra. Planejamento agrícola. Agricultura sustentável. Topossequência.


PÁGINAS: 98
RESUMO:

ARTIGO1: O estudo envolvendo as inter-relações dos atributos físico-hídricos e estruturais apresenta variabilidade quanto à dinamicidade do espaço poroso que é facilmente modificado pelas condições do ambiente e ações antropogênicas. Objetivou-se avaliar as inter-relações de atributos em classes do solo sob usos agrícolas, em topossequência na chapada do Apodi, Rio Grande do Norte, Brasil, a fim de identificar os atributos sensíveis na diferenciação dos ambientes utilizando a técnica de análise multivariada. Foram abertos sete perfis para descrição morfológica e coletadas amostras deformadas e indeformadas para a realização de análises físicas-hídricas e estruturais. As análises dos atributos físicos constituíram na determinação da curva de retenção (Macroporosidade, microporosidade, porosidade total, capacidade de campo, ponto de murcha permanente e água disponível), densidade do solo, granulometria e argila dispersa em água. Foi constatado que as classes de solo apresentaram dissimilaridade quanto à litologia local, fator este justificado pelos diferentes materiais de origem, denotando em características atípicas as classes de solos. A análise de componentes principais permitiu a formação de três grupos onde as frações inorgânicas do solo discriminaram os ambientes para as classes de solos. O manejo do solo, no processo de rearranjo das partículas, influenciou negativamente na densidade. As variáveis de estruturação apresentaram-se para os Cambissolos, Vertissolo e Argissolo de forma expressiva na retenção de água no solo. A disponibilidade hídrica do solo foi representativa para as classes com textura argilosa.

ARTIGO2: A classificação e aptidão agrícola das terras é um indicativo crucial para manutenção da biodiversidade dos agroecossistemas e conservação dos recursos naturais. Objetivou-se classificar os solos e definir a aptidão agrícola do uso das terras da Comunidade Rural de Piracicaba/RN, bem como identificar suas potencialidades e limitações, propondo-se apresentar medidas mitigatórias quanto a sua utilização. Foram avaliados 7 perfis de solos, em uma topossequência, classificados conforme o Sistema Brasileiro de Classificação dos Solos e o Sistema de Avaliação de Aptidão Agrícola das Terras. Realizou-se o levantamento do meio físico, que recobre a área de estudo, incluindo fatores ambientais como clima, vegetação, relevo, hidrologia e atributos físicos e químicos do solo. A confecção dos mapas, junto aos fatores limitantes das áreas, auxiliou na definição das classes de aptidão agrícola das terras. As classes de solos determinadas na comunidade foram Latossolos, Argissolo, Cambissolos e Vertissolo, de acordo com a topossequência que junto as particularidades locais exerceram influência na classificação do uso das terras. Quanto a fertilidade natural, todos os solos (Latossolos, Argissolo e Cambissolos) apresentaram caráter eutrófico com potencial quanto ao uso agrícola, exceto o Vertissolo que detém limitações físicas quanto desenvolvimento do sistema radicular, drenagem reduzida e susceptibilidade ao processo erosivo. Frente a isso, se faz necessário a utilização de métodos que cominem na preservação das classes de solos, bem como sua utilização de acordo aptidão agrícola, por meio de práticas conservacionistas como o plantio direto, cobertura morta, rotação de cultura, cultivo mínimo e plantio direto, por exemplo. As percepções em campo foram fundamentais para auxiliar a avaliação das terras agrícolas, uma vez que complementam as informações existentes no Sistema de Avaliação da Aptidão Agrícola das Terras, promovendo assim uma classificação eficiente quanto ao planejamento de uso sustentável dos recursos naturais.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FRANCISCO DE OLIVEIRA MESQUITA - INSA
Presidente - 1851841 - JEANE CRUZ PORTELA
Externa à Instituição - PHÂMELLA KALLINY PEREIRA FARIAS - UFERSA
Notícia cadastrada em: 01/07/2022 11:06
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01