PPMSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - CCA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: CAIO ÁLISSON DINIZ DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAIO ÁLISSON DINIZ DA SILVA
DATA : 09/05/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

SISTEMATIZAÇÃO DO RISCO AMBIENTAL E PROPOSTA DE DESTINAÇÃO DO CASCALHO DE PERFURAÇÃO DE POÇOS ONSHORE DA BACIA POTIGUAR.


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão sustentável. Resíduo da perfuração. Potencial poluidor. Economia circular.


PÁGINAS: 135
RESUMO:

As atividades da indústria do petróleo, apesar de promoverem investimento e crescimento econômico, geram resíduos que podem causar impactos ao ambiente, sendo sua reutilização importante parâmetro na efetivação de políticas de sustentabilidade. Desta forma, esta pesquisa tem por objetivo caracterizar o cascalho de perfuração (DC), gerado na perfuração de poços onshore do semiárido Potiguar e verificar sistematicamente os riscos ambientais da possível disposição inadequada e, em complemento, avaliar solução técnica economicamente viável de reinserção deste resíduo em argamassas. Para tanto, foram realizados ensaios físicos, mineralógicos, químicos e microestruturais dos materiais. Utilizou-se de parâmetros da área provável de descarte e informações sobre o resíduo, além de vasta pesquisa bibliográfica para a sistematização dos riscos ambientais associados com a disposição destes resíduos no ambiente por meio da Matriz de Leopold, correlacionando os efeitos da disposição com os principais riscos ambientais. Na sequência, foi indicada solução técnica de incorporação desse resíduo em argamassas, com concentrações variando de 20 a 35% de substituição parcial da areia (NS) pelo DC. Para melhoria de empacotamento foi utilizado o método de Andreassen modificado. Foram realizados experimentos para analisar as propriedades no estado fresco e endurecido aos 28 dias, com avaliação estatística da absorção e resistência por Análise de Variância (ANOVA). Os efeitos positivos desta reinserção foram verificados do ponto de vista da viabilidade e economia, além de análise pelo uso do Diagrama de Loop Causal (CLD) para verificação da Economia Circular (EC). Os resultados demonstram que o DC pode provocar impactos ambientais se dispostos incorretamente no ambiente, principalmente no solo e na água. O teor de incorporação mais viável foi de 25%, obtendo também melhor curva de ajuste de empacotamento e resultados de resistência à compressão e redução da absorção por capilaridade. Economicamente, a incorporação reduz o custo para produzir 1 m³ de argamassa e, consequentemente, em tratamento do resíduo. Além disso, do ponto de vista da EC, admite-se que é viável a reutilização do cascalho em outra indústria.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2259454 - ALISSON GADELHA DE MEDEIROS
Externo à Instituição - FABIO PEREIRA FAGUNDES - UnP
Presidente - 1612008 - MARCELO TAVARES GURGEL
Externo à Instituição - WALNEY GOMES DA SILVA - IFRN
Notícia cadastrada em: 26/04/2022 11:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01