PPMSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - CCA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: DAIANNI ARIANE DA COSTA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DAIANNI ARIANE DA COSTA FERREIRA
DATA : 08/04/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de aula -LASAP
TÍTULO:

Artigo I – Crescimento, produção e qualidade de cultivares de Panicum maximum irrigado com efluente de piscicultura; Artigo II – Produção de biomassa e teor de nutrientes em Panicum maximum irrigadas com efluente da piscicultura.


PALAVRAS-CHAVES:

Artigo 1: Tanzânia. Mombaça. Massai. Reuso de água. Salinidade.;

Artigo 2: Adubação. Massai. Mombaça. Reuso de água. Tanzânia.


PÁGINAS: 47
RESUMO:

Artigo 1: O reuso de água é uma alternativa para agricultura em regiões semiáridas. O efluente da piscicultura é uma fonte hídrica potencial para o reuso de água na agricultura. Nesse sentido, objetivou-se avaliar o crescimento, produção de biomassa e a qualidade de cultivares de Panicum maximum irrigadas com efluente da piscicultura. A pesquisa foi conduzido em casa de vegetação, com delineamento em blocos casualizados completos e esquema fatorial 3 x 3, com quatros repetições. Os tratamentos foram constituídos pela combinação de três manejos, sendo eles irrigação com água de abastecimento (testemunha), irrigação com água de abastecimento + adubação convencional e irrigação com efluente da piscicultura. E três cultivares de Panicum maximum: Tanzânia, Mombaça e Massai. As plantas foram cultivadas em vasos contendo 20 L de um Latossolo Vermelho Amarelo distrófico durante 180 dias. As plantas foram analisada em quatro períodos (cortes), aos 45, 90, 135 e 180 dias após a semeadura, quanto a altura da planta, número de perfilhos, produção de biomassa fresca e seca, fibra de detergente neutro, fibra de detergente ácido, extrato etéreo, proteína bruta, teores de matéria seca e material mineral. A melhor crescimento, produção e qualidade do pasto Panicum maximum ocorre com o pasto irrigado com água de abastecimento e adubação convencional com NPK. Todavia, o efluente da piscicultura pode suprir a demanda hídrica e nutricional do pasto Panicum maximum, admitindo-se pequenas perdas de produção, visto que, a qualidade da forragem é satisfatória. A cv. Massai foi a mais sensível à irrigação com efluente da piscicultura.


Artigo 2: O reaproveitamento de águas residuária é uma alternativa para a agricultura irrigada em regiões semiáridas, devido ao suporte hídrico e aporte nutricional. Assim, objetivou-se avaliar a produção de biomassa e o teor de nutrientes em três cultivares de Panicum maximum irrigadas com efluente da piscicultura. A pesquisa foi conduzido em casa de vegetação, com delineamento em blocos casualizados completos e esquema fatorial 3 x 3, com quatros repetições. Os tratamentos foram constituídos pela combinação de três manejos, sendo eles irrigação com água de abastecimento (testemunha), irrigação com água de abastecimento + adubação convencional e irrigação com efluente da piscicultura. E três cultivares de Panicum maximum: Tanzânia, Mombaça e Massai. As plantas foram cultivadas em vasos contendo 20 L de um Latossolo Vermelho Amarelo distrófico durante 180 dias. As plantas foram analisada em quatro períodos (cortes), aos 45, 90, 135 e 180 dias após a semeadura, quanto a produção de biomassa e os teores de N, P, K, Na, Ca, Mg, Fe, Cu, Mn e Zn). A maior produção de biomassa e o melhor estado nutricional é obtido no pasto irrigado e adubado. Porém é possível usar o efluente da piscicultura na irrigação do Panicum maximum admitido pequenas perdas de produção. A irrigação com efluente aumenta o teor de sódio no da Panicum maximum, o que acarretou redução na biomassa de todas as cultivares, o que requer o monitoramento da salinidade nas cultivares Panicum maximum.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2213033 - DANIEL VALADAO SILVA
Externo à Instituição - FRANCISCO VANIES DA SILVA SÁ - UFERSA
Externo à Instituição - LUCAS RAMOS DA COSTA - FACENE
Presidente - 1612008 - MARCELO TAVARES GURGEL
Notícia cadastrada em: 05/04/2022 10:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01