PPMSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - CCA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLE DA SILVA OLIVEIRA MARTINS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELLE DA SILVA OLIVEIRA MARTINS
DATA: 15/07/2021
LOCAL: meet.google.com/ako-zgks-qng

Condições climáticas na aptidão agrícola da cultura do meloeiro em três ciclos; Condições climáticas nas simulações da demanda hídrica do meloeiro no Polo Jaguaribe-Açu

Cucumes melo L, semiárido, estimativa; cantaloupe, otimização, manejo de irrigação e CROPWAT

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

Resumo: O meloeiro desenvolve-se bem nas condições edafoclimáticas da região semiárida do nordeste brasileiro, caracterizada por altas temperaturas e radiação solar, e o alto nível tecnológico empregado no cultivo o que permiti intensificar a produção. O objetivo da presente pesquisa foi identificar as alterações climáticas ao longo da série histórica de 31 anos no Polo Jaguaribe-Açu e os seus impactos sobre a cultura do meloeiro. Os dados climáticos (temperaturas mínimas e máximas, umidade relativa do ar, insolação e precipitação pluvial) da série histórica de 1978 a 2008, foram fornecidos pela estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia - INMET, 82591 para a região do Polo. O software CROPWAT-FAO versão 8.0 foi utilizado para os cálculos da radiação em MJ m² dia-1, evapotranspiração de referencia em mm dia-1 e a evapotranspiração da cultura nas simulações dos três ciclos (C-01, C-02 e C-03) de cultivo do meloeiro para duas cultivares, sendo o inicio do ciclo: C-01 em 10/jun, C-02 em 10/set. e C-03 em 10/out, ciclo total de 70 dias. O comportamento pluviométrico temporal da serie histórica foi classificado em cinco cenários: Muito Seco (MS) até 365,06 mm; Seco (S) de 365,07 a 551,70 mm; Normal (N) de 551,71 a 885,00 mm; Chuvoso (C) de 885,01 a 1.046,53 mm e Muito Chuvoso (MC) acima de 1.046,53 mm. A análise estatística das variáveis foi realizada pelo Software Rstudio. A variação da temperatura máxima ao longo de um ciclo atingiu mais de 10 ºC, o cultivo no C-01 apresenta condições desfavoráveis ao meloeiro quando em cenário C a MC onde a umidade relativa ultrapassa 80%, enquanto o C-02 apresentou-se como mais favorável à cultura do meloeiro, seguido do C-03. O programa CROPWAT 8.0 foi considerado eficiente como ferramenta de apoio na analise das condições climáticas na região para o cultivo do meloeiro.

Resumo: A utilização de tecnologias de simulações tem sido amplamente estudada por diversos pesquisadores, como medida de suporte na tomada de decisões como a definição da melhor época de semeadura em determinada cultura. Esta pesquisa objetiva, através de uma série histórica de 31 anos, simular a estimativa das demandas hídricas de duas cultivares de meloeiro (inodorus e o cantaloupenses), através das alterações climáticas que ocorrem no Polo Jaguaribe-Açu. O estudo foi realizado utilizando-se dados obtidos da estação Meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia - INMET, 82591, situada no município de Mossoró/RN. Para o cálculo da demanda hídrica, da lâmina de irrigação e do balanço hídrico utilizou-se o software CROPWAT-FAO versão 8.0. No cálculo da evapotranspiração de referencia, usou-se a equação de Penman-Monteith. O comportamento pluviométrico temporal da serie histórica foi classificado em cinco cenários: Muito Seco (MS) até 365,06 mm; Seco (S) de 365,07 a 551,70 mm; Normal (N) de 551,71 a 885,00 mm; Chuvoso (C) de 885,01 a 1.046,53 mm e Muito Chuvoso (MC) acima de 1.046,53 mm. A análise estatística das variáveis foi realizada pelo Software Rstudio. A melhor época de plantio ocorre no mês de setembro, independente das condições de precipitação, seguido do mês de outubro. O software CROPWAT 8.0 é uma ferramenta recomendada no manejo da irrigação para a cultura do meloeiro.

Externo à Instituição - KELLY KALIANE REGO DA PAZ RODRIGUES - UFRN
Presidente - 1612008 - MARCELO TAVARES GURGEL