PPMSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - CCA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: WICLITON WAGNER DE OLIVEIRA LIMA

DISCENTE: WICLITON WAGNER DE OLIVEIRA LIMA
DATA: 19/04/2021
LOCAL: Videoconferência via Google Meet

FRAÇÕES ORGÂNICAS E ATRIBUTOS FÍSICO-QUÍMICOS DO SOLO SOB USOS AGRÍCOLAS NA CHAPADA DO APODI-RN

Semiárido. Carbono lábil. Substâncias húmicas. Índice de manejo de carbono. Fruticultura.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

As avaliações de usos agrícolas utilizando-se atributos do solo como indicadores é um trabalho constante na avaliação de sistemas produtivos com o objetivo de adaptar sistemas ou propor usos do solo mais sustentáveis. A falta de maiores informações sobre os indicadores químicos, físicos e orgânicos da qualidade do solo, expõe a região semiárida ao risco de degradação das áreas cultiváveis pela utilização de um manejo inadequado em áreas irrigadas e de sequeiro. Assim, o objetivo dessa pesquisa é analisar o carbono das frações quantitativas lábeis e recalcitrantes da matéria orgânica, índice de manejo de carbono e os atributos físico-químicos em função dos diferentes tipos de solo com seus respectivos usos agrícolas. A pesquisa foi desenvolvida na microrregião da Chapada do Apodi, município de Apodi-RN, em três tipos de solo com quatro diferentes usos agrícolas (Argissolo-Sorgo; Cambissolo-Uva; Latossolo-melão e Cambissolo-mamão). Como referência utilizou-se quatro matas nativas (Caatinga), cada uma no seu entorno, onde foram coletadas amostras de solo, sendo quatro amostras compostas, oriundas de cinco subamostras em cada área supracitada, nas profundidades de 0-0,05; 0,05-0,10 e 0,10-0,20 m. Foram realizadas análises de fertilidade do solo, granulometria, densidade do solo, carbono orgânico total (COT) e frações lábeis e recalcitrantes da MOS. Não houve alterações significativas na densidade dos solos (Ds) os quais tiveram como média geral 1,42 g cm-3, sendo a maioria dos solos classificados como franco arenosos. A fertilidade do solo nos diferentes usos agrícolas apresentaram reações neutra a alcalina, baixos teores de H+Al, sem a presença de Al+3 e sem risco de salinidade e sodicidade. Todavia, o solo sob mamão apresentou elevada acidez e menor teor de bases catiônicas trocáveis. Houve menores teores de fósforo disponível nos solos sob mata nativa, sendo que suplementação fosfatada mineral via fertirrigação foi essencial para aumento desse elemento nos solos agricultáveis. Os componentes principais da analise multivariada demostraram-se que alguns atributos químicos (pH, P, Ca+2, Mg+2 e PST) e frações lábeis e recalcitrantes da MOS foram indicadores da separação dos ambientes. Com a interferência antrópica no solo por meio dos usos agrícolas houve uma redução no carbono orgânico total (COT) e C nas frações da matéria orgânica do solo (MOS). Com relação aos usos agrícolas, solos sob melão tiveram maiores teores COT e carbono associado a humina (CHUM), sendo que os maiores teores de cálcio associado à argila conferiram maior proteção contra a decomposição da MOS nesses solos. Quantos as frações lábeis da MOS, houve destaque para solos sob cultivo de uva sob o cultivo de uva, sendo que a contribuição dos resíduos da poda (brotos, inflorescências, cachos, bagas, folhas e gavinhas) associado à adubação orgânica (esterco de origem animal) essencial para elevação desses teores. Todos os usos agrícolas do solo apresentaram Índice de Manejo de Carbono menor que 100 nas camadas superficiais, e maior nas camadas subsuperficiais, notando-se uma estratificação da MOS ao longo do perfil.

Externo ao Programa - 1048410 - DANIELA DA COSTA LEITE COELHO
Externo à Instituição - DIANA FERREIRA DE FREITAS - UFPB