PPMSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - CCA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JADER FELIPE ARAUJO JUSTO

DISCENTE: JADER FELIPE ARAUJO JUSTO
DATA: 31/01/2020
LOCAL: LASAPSA - Sala de Aula

VARIABILIDADE ESPACIAL DE ATRIBUTOS QUÍMICOS E FÍSICOS EM SOLO SALINO NO PERÍMETRO IRRIGADO BAIXO-AÇU

Geoestatística, semivariograma, krigagem

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

O acelerado aumento da densidade populacional impulsiona cada vez mais o crescimento da produção agrícola, dessa forma expandem-se as áreas cultiváveis em todo o mundo. A utilização de recursos naturais sem o correto manejo pode ocasionar alteração das características físicas, químicas e biológicas dos mesmos. O manejo incorreto, falta de drenagem, utilização de águas de má qualidade são fatores determinantes para a ocorrência de processos degradadores do solo, entre eles a salinização. A percepção do processo de salinização em seu estágio inicial é de suma importância para o correto manejo de uma área cultivada, pois permite o uso de medidas corretivas ou preventivas para diminuição do impacto do problema. Nesse contexto, a utilização da modelagem geoestatística se configura como uma ferramenta prática que tem contribuído para a análise de dependência ou não entre pontos. Diante disso, o trabalho teve como objetivo analisar o padrão da dependência espacial de atributos químicos e físicos do solo relacionados a salinidade através de geoestatística. O estudo foi realizado no Distrito Irrigado do Baixo Açu – DIBA, situado na região do Vale do Açu o qual foi selecionado o lote número 79 compreendendo uma área de 7,8 hectares, onde foi estabelecida uma malha com 5 linhas e 9 colunas com a finalidade de realizar coleta nos pontos de intercessão, totalizando 45 pontos coletados a profundidade 0,30 cm equidistantes em 40 m. Para estudo geoestatistico, avaliou-se dependência espacial, curtose, assimetria, coeficiente de determinação e o melhor modelo aplicado. Quanto aos atributos químicos, o modelo que melhor explicou a distribuição dos dados foi o exponencial, com a maioria dos dados classificados com moderada dependência espacial. Quanto ao relevo, houve maior concentração de alguns atributos nas áreas mais baixas, tais como condutividade, sódio e cálcio. Em relação aos micronutriente, os modelos esférico e gaussiano foram os que melhor explicaram o comportamento dos atributos no solo. O ferro e o cobre tiveram relação direta com o relevo, onde as maiores concentrações foram encontradas nas áreas mais altas da área de estudo. Para a granulometria, o modelo esférico foi o melhor para explicar a variação das partículas no solo. Nas áreas mais baixas notou-se maior concentração das partículas de areia. Os atributos analisados apresentaram dependência espacial, o que demonstra a importância desses estudos afim de executar correto manejo nas áreas avaliadas e suas diferentes necessidades. A krigagem se mostrou uma ferramenta importante no conhecimento da dinâmica espacial do solo e seus atributos, podendo ser utilizada para gerir e tomar decisões para manter a conservação e qualidade do solo.

Externo à Instituição - ARTÊNIO CABRAL BARRETO - UFERSA
Presidente - 1546177 - MIGUEL FERREIRA NETO