PPMSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - CCA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LUNARA GLEIKA DA SILVA RÊGO

DISCENTE: LUNARA GLEIKA DA SILVA RÊGO
DATA: 17/01/2018
LOCAL: Sala de Aula do LASAPSA/UFERSA campus Mossoró

EFLUENTE DA PISCICULTURA NA PRODUÇÃO DE GIRASSOL ORNAMENTAL

Helianthus anuus; águas residuárias; floricultura; semiárido; aquicultura.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

O uso de água residuária nas atividades agrícolas vem crescendo a cada ano, principalmente aonde a escassez de água é evidente. Estudos mostram que o uso destas águas pode melhorar o aproveitamento do potencial hídrico e nutricional das culturas de forma economicamente viável e ambientalmente sustentável. O presente trabalho tem como objetivo quantificar os potenciais de fertirrigação com efluentes bruto e diluído com água de abastecimento sobre o cultivo de três cultivares de girassol ornamental no município de Mossoró,RN. Diante disso, destaca-se a necessidade de estudos que venham subsidiar o aproveitamento de águas de qualidade inferior no cultivo de girassol, com uma exploração racional e econômica. No âmbito da pesquisa foi proposto um estudo com a cultura do girassol ornamental devido a sua importância mercadológica e pela vantagem adicional de ser uma planta ornamental, mais indicada quando se utiliza águas residuais para irrigação. O experimento foi conduzido em casa de vegetação na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), localizada em Mossoró, RN, que está situada a 5°12’48’’ de latitude Sul, 37°18’44’’ longitude Oeste e altitude de 37 metros, durante o período de fevereiro a agosto de 2017. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, conduzido em esquema fatorial 5 x 3 com 4 repetições, totalizando 60 unidades experimentais. Os tratamentos foram compostos por cinco combinações de água residuária (0, 25, 50, 75 e 100%), diluídas em água de abastecimento local, as subparcelas consistiram em três cultivares de girassol ornamental: C1 – Bonito de outono sortido, C2 – Sol vermelho e C3 – Sol noturno. As variáveis analisadas foram altura de plantas, número de folhas, diâmetro do caule, área foliar, fitomassa, produção de flores e macronutrientes. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância pelo teste F em nível de 1% e 5% de probabilidades de erro. Para as variáveis significativas (p < 0,01 e p < 0,05), realizou-se análise de regressão linear e polinomial. A escolha dos modelos de regressão para cada variável foi baseada na significância dos parâmetros de regressão. A utilização do efluente da piscicultura bruto ou diluído em água de abastecimento não interferiu no crescimento, na produção e na qualidade das flores das três cultivares girassol ornamental; A ordem decrescente de absorção dos nutrientes pela folha das cultivares de girassol Sol foram: K>N>Ca> P > Mg; O reuso do efluente da piscicultura pode contribuir para minimizar problemas de desperdício de água, além de ser uma alternativa de incentivo para a produção de girassol ornamental em consórcio com a piscicultura, visando aumentar a receita financeira para a agricultura familiar.

Externo à Instituição - ALEXANDRE DE OLIVEIRA LIMA - UERN
Externo ao Programa - 040.090.214-11 - KALINE DANTAS TRAVASSOS - UFERSA