PPMSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - CCA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JACQUES CARVALHO RIBEIRO FILHO

DISCENTE: JACQUES CARVALHO RIBEIRO FILHO
DATA: 17/01/2018
LOCAL: Laboratório de Climatologia

MEDIDA E MODELAGEM DA INTERCEPTAÇÃO VEGETAL EM UMA MICROBACIA PERENE DE VERTENTE

Particionamento da precipitação. Características da precipitação. Modelo de Rutter. Modelo de Gash.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

Realizou-se estudo sobre o particionamento da precipitação seguindo-se de sua modelagem em uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) situada dentro da Microbacia da Bica no município de Portalegre, situado na região serrana do oeste do estado do Rio Grande do Norte. O entendimento do fenômeno faz-se necessário em regiões semiáridas, onde a escassez de água pode ser agravada por ações antrópicas caso não se conheçam os possíveis efeitos destas. As perdas por interceptação da vegetação na ARIE foram medidas no período de janeiro a dezembro de 2017 em um sítio experimental com área de 10 x 20 m² na ARIE, onde a composição florística apresenta Mata Atlântica com predomínio de espécies florísticas da Caatinga. Devido à dificuldade de medição direta desse relevante variável do ciclo hidrológico, as perdas por interceptação foram quantificadas pela diferença entre a precipitação total e a soma das parcelas de precipitação interna (sob a vegetação) e escoamento pelos troncos. Para a medição da precipitação total, utilizou-se um pluviômetro instalado em uma área descampada, sendo a precipitação interna estimada pela média aritmética dos registros diários de dez pluviômetros distribuídos aleatoriamente sob a vegetação e reposicionados a cada duas semanas. A medição do escoamento pelos troncos se deu em seis árvores de diâmetros variados nas quais foram construídas calhas de massa plástica, que direcionaram o escoamento de água dos troncos para os coletores. A análise de 20 eventos chuvosos na ARIE indica que, no período de monitoramento, interceptação, precipitação interna e escoamento pelos troncos correspondem a 44,9,8%, 52,87% e 2,22% da precipitação total, respectivamente. Estudando a características das chuvas, as intensidades máximas em 20, 15, 30 e 45 minutos (I20, I15, I30 e I45) apresentaram os maiores pesos fatoriais indicando que é necessária maior atenção em estudos hidrológicos para esta variável na região semiárida brasileira. Os modelos de perda por interceptação utilizados nesse trabalho predisseram a intercepção florestal de maneira satisfatória sendo o modelo de Rutter obtido o menor valor de erro relativo para a I acumulada ao final do período monitorado (10%). Já o modelo de Gash, apresentou um erro relativo de 12 %.

Externo à Instituição - HELBA ARAÚJO DE QUEIROZ PALÁCIO - IFCE
Externo à Instituição - JULIO CESAR NEVES DOS SANTOS - IFTM