PPMSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - CCA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JORGE LUIZ DE OLIVEIRA CUNHA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JORGE LUIZ DE OLIVEIRA CUNHA
DATA: 28/07/2017
LOCAL: Sala de Aula do Prédio de Construções Rurais e Ambiência

EFEITO DA SALINIDADE E TEMPERATURA DA ÁGUA NO DESEMPENHO HIDRAÚLICO DE FITAS GOTEJADORAS EM CONDIÇÕES LABORATORIAIS

Entupimento. Incrustação. Alteração de vazão.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Engenharia Agrícola
SUBÁREA: Engenharia de Água e Solo

No sistema de irrigação localizada á água é aplicada em baixa intensidade e alta frequência na região radicular da cultura agrícola de forma a propiciar que a umidade do solo esteja próxima à capacidade de campo. Neste sistema de irrigação as fitas gotejadoras são expostas a agentes físico-químicas e microbiológicas que potencializam o surgimento de obstrução dos emissores, reduzindo o ciclo de vida operacional do sistema de irrigação que operam com água de qualidade inferior. O presente trabalho objetivou estudar a variação da temperatura e salinidade da água de irrigação como fatores que contribuem para o processo de obstrução das fitas gotejadoras, reduzindo sua vida útil, sob os parâmetros de redução da uniformidade da vazão dos emissores das fitas gotejadoras em condições laboratoriais. Para isto, montou-se uma bancada experimental no Laboratório de Instrumentação de Máquinas e Mecanização Agrícola da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em Mossoró-RN; onde foram realizados os ensaios experimentais com três tipos de fitas gotejadoras operadas em condições controladas de temperatura, salinidade da água e pressão de serviço. A bancada experimental apresenta as seguintes dimensões 1,50m x 3,50m (largura e comprimento), altura de 1,00m e 1,20m (ponto maio baixo e ponto mais elevado respectivamente). Sobre a mesma foram fixadas quatro telhas de fibrocimento numa área de 0,90m x 3,00m (largura e comprimento), com declividade de 8% e na sua base foi inserida uma calha coletora conectada ao reservatório térreo de 0,10m3. Para permitir a recirculação da água do ensaio foi utilizado um conjunto motobomba centrífuga de 1/4cv. Na bancada foram utilizadas quatro linhas de fitas gotejadoras com três metros de comprimento cada, sendo estas submetidas a ciclos de ensaios de curta e longa duração, estabelecido em 100, 250, 500 e 750 h de operação, e temperatura da água de 20 e 30ºC. Para o controle da temperatura da água foi utilizado sistema de aquecimento com potência de 2,00 kW e refrigeração de 7,04 kW. A condutividade elétrica da água variou de 0,52 dS m-1 a 2,56 dS m-1. Após o término de cada ciclo de operação foram coletadas amostras das fitas para a realização de microscopia eletrônica de varredura dos orifícios e paredes internas das fitas gotejadoras. Empregou-se a vazão e o coeficiente de uniformidade de distribuição no monitoramento do desempenho hidráulico das fitas gotejadoras. Os resultados obtidos indicaram que o aumento da salinidade da água de irrigação acarretou o decréscimo da vazão nas fitas gotejadoras, sem ocasionar alteração da classificação do coeficiente de uniformidade de distribuição. As análises da qualidade da água indicaram risco potencial para sodificação do solo. O aumento da temperatura e salinidade potencializou a formação de microrganismos e precipitados de cálcio, resultando no aumento da frequência de manutenções no sistema.

Externo ao Programa - 1671270 - BLAKE CHARLES DINIZ MARQUES
Externo ao Programa - 2048410 - DANIELA DA COSTA LEITE COELHO