PPMSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - CCA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: JORGE LUIZ DE OLIVEIRA CUNHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JORGE LUIZ DE OLIVEIRA CUNHA
DATA: 30/05/2017
LOCAL: Sala de Aula do Prédio de Construções Rurais e Ambiência

EFEITO DA SALINIDADE E TEMPERATURA DA ÁGUA NO DESEMPENHO HIDRAÚLICO DE FITAS GOTEJADORAS EM CONDIÇÕES LABORATORIAIS

Entupimento, Incrustação, Biofilme

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Engenharia Agrícola
SUBÁREA: Engenharia de Água e Solo

No sistema de irrigação localizada á água é aplicada em baixa intensidade e alta frequência na região radicular da cultura agrícola de forma a propiciar que a umidade do solo esteja próxima à capacidade de campo. Neste sistema de irrigação as fitas gotejadoras são expostas a agentes físicos e químicos que potencializam o surgimento de obstrução dos emissores, reduzindo o ciclo de vida operacional do sistema de irrigação que operam com água de qualidade inferior. O presente trabalho objetivou estudar a variação da temperatura e salinidade da água de irrigação como fatores degradativos da vida útil das fitas gotejadoras, sob os parâmetros de redução da uniformidade da vazão dos emissores das fitas gotejadoras em condições laboratoriais. Para isto, montou-se uma bancada experimental no Laboratório de Instrumentação de Máquinas e Mecanização Agrícola da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em Mossoró, RN; onde foram realizados os ensaios experimentais com três tipos de fitas gotejadoras operadas em condições controladas de temperatura, salinidade da água e pressão de serviço. A bancada experimental apresenta as seguintes dimensões 1,50m x 3,50m (largura e comprimento), altura de 1,0m e 1,2m (ponto maio baixo e ponto mais elevado respectivamente). Sobre a mesma foram fixadas quatro telhas de fibrocimento numa área de 0,9m x 3,00m (largura e comprimento), com declividade de 8% e na sua base foi inserida uma calha coletora conectada ao reservatório térreo de 0,10m3. Para permitir a recirculação do fluido do ensaio foi utilizado um conjunto motobomba centrífuga de 1/4cv. Na bancada foi utilizado quatro linhas de fitas gotejadoras com três metros de comprimento cada, sendo estas submetidas a ciclos de ensaios de curta e longa duração, estabelecido em 100, 250, 500 e 750 h de operação, e temperatura da água de 20 e 30ºC. Para o controle da temperatura da água foi utilizado sistema de aquecimento (2.000W) e refrigeração de 24.000BTUS. A Condutividade elétrica da água variou de 0,52 dS m-1 a 2,56 dS m-1.Após o término de cada ciclo de operação foram coletadas amostras das fitas para a realização de microscopia eletrônica de varredura dos orifícios e paredes internas das fitas gotejadoras. Empregou-se a vazão e o coeficiente de uniformidade de distribuição no monitoramento do desempenho hidráulico das fitas gotejadoras. Os resultados obtidos indicaram que o aumento da salinidade de sem restrição para ligeira e moderada restrição ao uso de água para irrigação provocou aumento da vazão em todos os tipos de fitas gotejadoras ensaiadas e seus respectivos ciclos operacionais, sem acarretar alteração da classificação do coeficiente de uniformidade de distribuição. As análises da qualidade da água indicaram risco potencial para sodificação. O aumento da temperatura e salinidade potencializou a formação de microrganismos e nódulos de cálcio, acarretando aumento da frequência de manutenções no sistema.

Presidente - 1354828 - SUEDEMIO DE LIMA SILVA
Interno - 1753199 - RAFAEL OLIVEIRA BATISTA