PPMSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - CCA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA KALINE DA COSTA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA KALINE DA COSTA FERREIRA
DATA: 04/11/2016
HORA: 14:00
LOCAL: SALA 1 DO PRÉDIO DE SOLOS - UFERSA
TÍTULO:

ARTIGO 1 -  MONITORAMENTO DOS PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS NA COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS BIODEGRADÁVEIS

 

 ARTIGO 2 -  QUALIDADE QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS PRODUZIDOS COM RESÍDUOS BIODEGRADÁVEIS

 



PALAVRAS-CHAVES:

Artigo 1resíduos sólidos, compostagem, indicadores de qualidade.


Artigo 2reciclagem, adubo, fonte de nutrientes.

 


PÁGINAS: 15
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

Artigo 1 - O volume de resíduos sólidos biodegradáveis e o seu descarte inadequado têm provocado sérios problemas ambientais. Medidas eficientes que priorizem a reciclagem desses resíduos é responsabilidade de entidades oficiais e não governamentais A Associação Comunitária Reciclando para a Vida (ACREVI) participa de forma ativa, na coleta, reutilização e reciclagem de parte dos resíduos sólidos produzidos no Munício de Mossoró/RN. Objetivou-se com essa pesquisa monitorar processo de compostagem e avaliar os parâmetros: temperatura, umidade, pH, COT, NT e relação C/N.  Para isso foram montadas cinco pilhas de resíduos orgânicos domiciliares, através da técnica de compostagem desenvolvida de acordo com o método “windrow”. Ao final do monitoramento foi verificado a viabilidade da compostagem, estando os parâmetros avaliados dentro dos indicadores de qualidade para produtos que se destinam à insumos agrícolas.

Artigo 2O estabelecimento de um sistema amplo e eficaz de gerenciamento de resíduos sólidos, em especial os biodegradáveis constitui-se um dos grandes desafios da sociedade. A compostagem é uma técnica viável na reciclagem desses resíduos, já que, o produto pode ser usado na melhoria das condições físicas, químicas e biológicas do solo. A pesquisa analisa a qualidade química e microbiológica de compostos orgânicos formados por resíduos biodegradáveis. Para o diagnóstico da qualidade química foram analisados os macro e micronutrientes e contaminantes químicos e na qualidade microbiológica, os coliformes totais, termotolerantes e salmonella.  As análises indicaram compostos de boa qualidade, os teores de macro e micronutrientes permitem o uso desses como fontes de nutrientes para o solo, os contaminantes químicos avaliados foram bem inferiores aos estabelecidos nas principais legislações e instruções normativas vigentes, em termos de contaminação por patógenos, foi comprovado ausência de coliformes totais, termotolerantes e salmonelas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FRANCISCO SOUTO DE SOUSA JUNIOR - UEVA
Externo à Instituição - KALINE DANTAS TRAVASSOS - NENHUMA
Presidente - 1505717 - NILDO DA SILVA DIAS
Externo ao Programa - 1714179 - VANIA CHRISTINA NASCIMENTO PORTO
Notícia cadastrada em: 26/10/2016 11:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01