PPMSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - CCA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JONAS DE OLIVEIRA FREIRE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JONAS DE OLIVEIRA FREIRE
DATA: 29/08/2016
LOCAL: Sala de aula do LASAP

CULTIVO DO GIRASSOL IRRIGADO SOB DIFERENTES LÂMINAS DE ÁGUA E DOSES DE NITROGÊNIO

Helianthus annuus L., catissol, oleaginosa, irrigação, line soucer, EUA.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Engenharia Agrícola

O girassol se adapta a diferentes condições de clima e solo, inclusive ao clima predominante na Região Nordeste, porém, as necessidades hídricas, assim como as recomendações de adubação nitrogenada, ainda não estão perfeitamente definidas. Objetivou-se com o presente estudo, avaliar a produtividade do girassol e a eficiência do uso da água e nitrogênio. O experimento foi conduzido no período de outubro de 2013 a janeiro de 2014 na Unidade Agrícola Industrial Escola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN/Campus Apodi), Apodi, RN. O delineamento estatístico adotado foi em esquema fatorial 4 x 4 com quatro repetições. Os tratamentos consistiram em quatro lâminas de irrigação 50, 75, 100 e 125% da evapotranspiração da cultura - ETc associadas a quatro doses de nitrogênio 40, 100, 200 e 370% da dose padrão de 70 kg ha-1. A lâmina de água de 517 mm (108% da ETc) associada a dose nitrogenada de 77 kg ha-1 proporcionou 91,3% da produtividade máxima, sendo estas as doses recomendadas nas condições estudadas. A produtividade de óleo em função das doses de água e nitrogênio acompanhou a tendência da superfície do rendimento de óleo em função das lâminas de água e doses de nitrogênio.  As lâminas de água foram mais limitantes as características avaliadas que a adubação nitrogenada, exceto para a eficiência do uso do nitrogênio.

Externo à Instituição - EDMONDSON REGINALDO MOURA FILHO - IFRN
Externo ao Programa - 396345 - FRANCISCO DE QUEIROZ PORTO FILHO