PPMSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - CCA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ANTONIO FABRICIO DE ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO FABRICIO DE ALMEIDA
DATA: 29/02/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 25 – Prédio da PROPPG
TÍTULO:

DESEMPENHO DE GRUPO MOTOR GERADOR ALIMENTADO COM DIESEL E ÓLEO RESIDUAL DE FRITURAS SOB CARGAS VARIADAS


PALAVRAS-CHAVES:

biocombustível, óleo residual, grupo gerador, consumo específico.


PÁGINAS: 58
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Engenharia Agrícola
SUBÁREA: Engenharia de Água e Solo
ESPECIALIDADE: Conservação de Solo e Água
RESUMO:

O óleo residual de fritura (ORF), se descartado de maneira incorreta, causa impactos negativos ao meio ambiente. Todavia, a sua utilização como biocombustível gera grandes benefícios de ordem social, econômica e ambiental. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho de um grupo motor-gerador de ciclo diesel, alimentado com diesel mineral e misturas de diesel com óleo residual de frituras. Os ensaios foram conduzidos no Laboratório de Instrumentação de Máquinas e Mecanização Agrícola (LIMMA) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), em Mossoró-RN, utilizando delineamento experimental inteiramente casualizado, em esquema fatorial 4 x 5, com quatro repetições. Os tratamentos utilizados foram o óleo diesel (OD) de petróleo e misturas de diesel e óleo residual de fritura (ORF) nas proporções: 50% OD e 50% ORF; 75% OD e 25% ORF; 90% OD e 10% ORF; 100% OD. As cargas resistivas utilizadas foram de 3, 6, 9, 12 e 15 kW. O melhor consumo específico (CE) foi do diesel, com 0,3219 kg kW h-1 para a carga resistiva de 15 kW. O ORF apresenta CE mais próximo do diesel, com o aumento da carga resistiva. A mistura ORF25 foi a que apresentou a menor potência gerada e maior CE. O CE apresenta relação inversamente proporcional com a carga resistiva, com decréscimos cada vez menores com o aumento da carga. Dentre as misturas binárias, a ORF10 apresentou melhor CE, sobretudo nas cargas de 12 e 15 kW, demonstrando que, nessa proporção de mistura, o ORF é uma alternativa viável para ser utilizado em misturas com óleo diesel comercial.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANAILSON DE SOUSA ALVES - UEPB
Externo ao Programa - 1523907 - MARCELO PRATA VIDAL
Presidente - 1354828 - SUEDEMIO DE LIMA SILVA
Notícia cadastrada em: 22/02/2016 09:30
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