PPPA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - CCA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: CICERO SILVA RODRIGUES DE ASSIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CICERO SILVA RODRIGUES DE ASSIS
DATA : 18/03/2024
LOCAL: GOOGLE MEET

USO DE SIMBIÓTICO EM BERÇARIOS INTENSIVOS DE PÓS-LARVAS DE CAMARÃO MARINHO Penaeus vannamei.

Os sistemas manipulados com uso de técnicas de fertilização com simbióticos surgem trazendo uma abordagem intermediária entre a utilização dos sistemas convencionais e o sistema de bioflocos. Estes sistemas simbióticos são também denominados “Aquamimicry” ou “Aquamimetismo”, tecnologia que busca a melhoria da qualidade da água e do desempenho zootécnico. A utilização do simbiótico combinado com o cultivo de pós-larvas (PL) em berçários resulta em animais maiores e mais resistentes às variações ambientais, pois somente a partir do estágio PL 20 que esses animais serão destinados às unidades de engorda. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a influência do uso do sistema simbiótico no cultivo intensivo de pós-larvas de camarão marinho Penaeus vannamei, durante a fase de berçário, com mínima taxa de renovação de água. O experimento foi conduzido no Laboratório de Recirculação Aquícola e Aquaponia (LARAQUA) localizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará − IFCE campus Aracati−CE. Foram utilizadas 12 unidades experimentais, em esquema fatorial (3x4), sendo 3 tratamentos e 4 repetições. As unidades experimentais utilizadas foram compostas por tanques de polietileno com volume total de 0,5m³ e volume útil de 0,4m³. Todas as unidades experimentais eram abastecidas por um sistema de aeração composto por um compressor radial monofásico de 1,10CV ao qual promovia injeção de ar de forma contínua, sendo o ar distribuído por canos de PVC e a difusão do ar para coluna d’água era realizada através de mangueiras microporosas com dimensão de aproximadamente 1,5 polegada. As unidades experimentais foram preparadas com salinidade 30, seguindo um regime de fertilizações inorgânicas (Nitrogenio:Silício) e orgânicas (simbiótico). A densidade de estocagem trabalhada foi 20PL/L com duração de 20 dias de experimento, sendo avaliado ao final do ciclo a influência da aplicação diária do simbiótico sobre os parâmetros zootécnicos e da qualidade da água. Para adição do simbiótico nas unidades experimentais após o povoamento foi utilizado concentrações diárias de 50mL/m³/dia, 100mL/m³/dia e 150mL/m³/dia, sendo estas três diferentes concentrações a caracterização dos três tratamentos experimentais testados. No final do experimento concluímos que o uso de simbiótico em berçários intensivos de pós-larvas de camarão marinho ajuda no equilíbrio e manutenção da qualidade da água, porém apesar dos benefícios do simbiótico, deve-se buscar soluções para redução e consumo do excesso de fosfato gerado como forma de reaproveitamento dessa água rica em nutrientes. Acerca do desempenho zootécnico, concluímos que o tratamento com adição de 150 mL/m³/dia proporcionou resultados superiores, mostrando-se eficiente com menores valores de conversão alimentar, boa produtividade, elevada biomassa total e taxa de sobrevivências acima do praticado em fazendas de produção comercial de camarão.

Externo à Instituição - EMANUEL SOARES DOS SANTOS
Externo à Instituição - JOSÉ WILLIAM ALVES DA SILVA