PPPA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - CCA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: DAVID VINÍCIUS DANTAS AZEVÊDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAVID VINÍCIUS DANTAS AZEVÊDO
DATA: 30/08/2017
HORA: 09:00
LOCAL: PROPPG - UFERSA
TÍTULO:

ESTRUTURA POPULACIONAL DE Ucides cordatus (Linnaeus, 1763) EM UM MANGUEZAL HIPERSALINO NO SEMIÁRIDO DO NORDESTE BRASILEIRO.


PALAVRAS-CHAVES:

Caranguejo-uça; Mangue; Rio Apodi-Mossoró; Grossos; distribuição sexual;


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
RESUMO:

Os ecossistemas estuarinos são de grande importância tanto do ponto de vista ecológico como socioeconômico, sua macrofauna predominante é constituída pelos braquiúros, com  destaque para espécie Ucides cordatus. O objetivo do trabalho foi caracterizar a estrutura populacional de U. cordatus, em uma área de manguezal do estuário do Rio Apodi Mossoró, Rio Grande do Norte. As coletas foram realizadas mensalmente, de janeiro a dezembro de 2016, em período lunar de sizígia. A técnica de coleta foi por meio de braceamento, com o esforço de captura por Unidade de Tempo (CPUE) de coletador/hora. Foram coletados 633 indivíduos de Ucides cordatus, dos quais 585 eram machos (92,42%), 45 eram fêmeas não ovígeras (6,79%) e 5 fêmeas ovígeras (0,79%). O estudo mostrou uma relação de 3,54 tocas para cada indivíduo encontrado, sendo a densidade aproximada de 0,10 ind./m², com uma maior densidade para o mês de março. A proporção sexual total que foi de 12:1 não se mostrou equivalente à proporção esperada (1:1), não ocorrendo diferença significativa. Quando comparado o tamanho entre machos e as duas categorias de fêmeas houve diferença significativa, contudo não observou diferença para fêmeas ovígeras e não ovígeras. A distribuição total de frequências por classes de tamanho foi unimodal para ambos os sexos. Nos períodos chuvoso e seco ao qual foi comparado o LC de machos não observou diferença significativa, já para as fêmeas observou diferença significativa entre os períodos. O baixo número de indivíduos coletados e densidade aproximada, somada a uma baixa heterogeneidade de frequência de comprimento, que está no limite permitido pela legislação (60 mm), reforça a idéia de que a espécie está sob uma moderada à alta pressão de pesca.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2213412 - CRISTIANO QUEIROZ DE ALBUQUERQUE
Externo ao Programa - 1342048 - JOSE LUIS COSTA NOVAES
Presidente - 1574667 - RODRIGO SILVA DA COSTA
Notícia cadastrada em: 14/08/2017 17:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03