Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMYLA MICAELY SILVEIRA PEIXOTO

DISCENTE : CAMYLA MICAELY SILVEIRA PEIXOTO
DATA : 31/05/2023
LOCAL: Sala de video-conferência - FANAT UERN

A evasão no ensino superior nas instituições públicas: com enfoque no Campus da UFERSA-Angicos.

Evasão, Ensino Superior, UFERSA Angicos, Machine Learning, Mineração de Dados.

O mundo ainda sofre com a perda de alunos do ensino superior neste século. Muitas pessoas desistem de seus estudos perante as dificuldades. Esta pesquisa investiga os obstáculos presentes na vida cotidiana dos alunos e objetiva estudar a evasão dos discentes da instituição UFERSA-Angicos localizada no Rio Grande do Norte. A mineração de dados educacionais será utilizada aplicando-se um modelo computacional de predição para identificar as causas desses riscos. A técnica se constitui em Machine Learning utilizando a Mineração de Dados para a avaliação de algoritmos, onde foram estudadas a de Aprendizagem Supervisionada, a não Supervisionada e a Aprendizagem por Reforços. Os modelos de classificação, regressão e KDD podem ser usados para prever a evasão estudantil. A metodologia busca dados existentes na literatura e analisar as técnicas que já foram usadas para predizer os dados da evasão. O resultado esperado é fornecer uma técnica que possa auxiliar a instituição de Angicos a tomar precauções sobre o contexto, podendo ser replicada em outras instituições.

Interna - 1521615 - ANGELICA FELIX DE CASTRO
Interno - 2303300 - LENARDO CHAVES E SILVA