ESTRUTURA DE REDES HUB-AND-SPOKE APLICADA AO TRANSPORTE PÚBLICO DA CIDADE DE MOSSORÓ
Hub-and-spoke. Trasnporte público. Alocação e localização de hubs.Meta- heurística
O crescimento das áreas metropolitanas tem, cada dia mais, imposto aos governantes uma
reformulação das estruturas de redes de transporte público com o intuito de melhorar e
reduzir problemas no tráfego e na mobilidade urbana, tais como: acidentes, congestiona-
mento, o grande consumo de energia e poluição do ar. É bom ressaltar que tratando-se
de transporte público, não se cita apenas ao transporte em si, mas também aos termi-
nais, as estações, ou seja, todos os elementos indispensáveis para a prestação do serviço.
Sendo assim, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma rede hub-and-spoke para
aplicação no transporte público de uma cidade de médio porte, utilizando modelos de
programação linear inteira e de algoritmos aproximativos. A metodologia adotada consistiu
no desenvolvimento da modelagem matemática e para isto, foram realizadas adaptações
em algumas das restrições do modelo de estrutura do problema de localização de hub
(HLP), objetivando uma maior adequação à situação enfrentada nesta pesquisa. Como
resultado, o modelo determina uma melhor estrutura na rede de transporte pública com
ligações circulares bidirecionais entre as estações, minimizando os custos de tempo de
espera de passageiros e combustível de veículos. Para os teste computacionais com grandes
instancias do problema, uma meta-heurística será implementada.