Banca de DEFESA: VINÍCIUS NUNES BARBOSA

DATA : 22/07/2022
LOCAL: Via Videoconferência

LINKFISH - PLATAFORMA INTELIGENTE DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AQUÍCOLAS

Marketplace, Pescados, PlataformaWeb, Algoritmos de busca otimizada, Lógica Fuzzy.

Com o desenvolvimento de novas tecnologias para internet, como sistemas de segurança, interfaces mais amigáveis, plataformas inteligentes, e-commerces, entre outros. Tem proporcionado novos meios de se interagir, como por exemplos os sistemas de marketplace, que estão cada vez mais sendo utilizados nos dias atuais. Em paralelo a esse avanço, o setor da carcinicultura e a piscicultura são atividades que estão em expansão em todo o Brasil. Entretanto, o mercado da venda de peixe e camarão possui limitações e dificuldades, pois boa parte dessa comercialização é feita de forma manual, trazendo um desgaste de tempo por falta do uso de tecnologias. Além disso, é necessário que haja intermediários/atra- vessadores, que compram a baixo custo dos produtores e vendem a preços altos para os compradores, refletindo assim no preço final para os consumidores. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma plataforma inteligente de comercialização, voltada para o comércio de pescados. Com essa plataforma, será possível realizar a inter- mediação entre os vendedores e os compradores, facilitando assim a compra e venda dos pescados. Para realizar a função do intermediador humano, é necessário a utilização de algoritmos e técnicas de otimização da área da computação, pois as variáveis tratadas são informações dinâmicas que variam em diversas faixas de preço, tamanho e data. Nesse trabalho, foi realizado um comparativo entre o algoritmo genético (AG) e algoritmo de busca gulosa fracionária (ABGF), a fim de identificar a melhor abordagem para o objetivo proposto, sendo escolhido, ao fim de todo o processo, o algoritmo ABGF. Para o processo de negociação de preço, foi escolhida a lógica fuzzy devido à sua capacidade de trabalhar com regras de negócio e com faixas de valores (preço). Como resultado, foi desenvolvida uma plataforma web de comercialização inteligente e analisada a usabilidade do sistema. A proposta da plataforma Linkfish passou por vários editais de pré-aceleração e aceleração, evoluindo para um produto comercial, que posteriormente se transformou em uma startup.

Presidente - 1286535 - FRANCISCO MILTON MENDES NETO
Interno - 032.691.924-44 - SEBASTIÃO EMIDIO ALVES FILHO - UERN