Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLY GUALBERTO LEITE

DISCENTE : DANIELLY GUALBERTO LEITE
DATA : 17/03/2022
LOCAL: Sala do Google Meet

Uma metodologia para análise da experiência do usuário e da usabilidade em mídias sociais e plataformas para gestão de fazendas de aquicultura - Um estudo de caso na plataforma Crevettic

Experiência do Usuário, Usabilidade, Métricas, Jornada do Usuário, Design Centrado no Usuário, Mídias Sociais, Plataforma de Gestão de Aquicultura.

O mercado apresenta-se cada vez mais competitivo e exigente com relação aos serviços, produtos e sistemas que são ofertados em e-commerce e marketplace, pois os usuários sempre buscam por satisfação, segurança e eficiência no que pretende-se resolver no momento da pesquisa ou compra. Quando avaliamos o setor de aquicultura, onde a grande maioria dos produtores não possuem familiaridade com tecnologia, muitas vezes possuem baixa escolaridade, e apresentam dificuldade para compreender a importância do uso de tecnologia para melhorar sua produtividade, a análise da sua experiência no uso de uma plataforma tecnológica e da usabilidade destas plataformas e de outras mídias sociais importantes para transmissão de conteúdos, torna-se preponderante. Por esse motivo, é importante que as empresas do setor de aquicultura pensem em qual experiência pretendem proporcionar ao usuário desde a primeira visita ao site até o momento da compra do produto ou serviço. No entanto, não encontramos na literatura uma metodologia para avaliação de experiência de usuário e usabilidade adequada para as características deste setor. Sabendo disso, esta pesquisa tem como objetivo propor uma metodologia para avaliar a qualidade da experiência que os produtores têm ao utilizarem uma plataforma de gestão de fazendas de aquicultura e mídias digitais de apresentação de conteúdos da área, realizando um estudo de caso na Plataforma Crevettic e suas mídias sociais. Em vista disso, foi definida a seguinte indagação sobre a pesquisa: Como melhorar a experiência dos produtores de aquicultura no uso de plataforma para a gestão de fazendas mídias sociais de aquicultura, ou seja, como mensurar o que está dificultando o acesso do produtor a essas tecnologias, e quais melhorias são relevantes para uma melhor usabilidade na plataforma e mídias sociais? Para tratar o problema em questão, este trabalho realizará um estudo de caso no contexto do agronegócio a fim de entender o que os produtores pensam, sentem, falam e fazem ao utilizarem a plataforma e analisando se esse serviço cumpre com a normada ISO 9241-11. Sendo assim, esse estudo servirá para entender como podemos atraí-los para a utilização desses serviços, além de mantê-los nesse ambiente de forma eficiente e satisfatória proporcionando uma boa experiência para o cliente. Os resultados preliminares até o momento estão relacionados a inspeção na interface que foram realizadas em algumas telas da plataforma, prototipação e implementação das mídias sociais seguindo a metodologia de Garrett e criação do mapa de empatia e persona do produtor, que servem para identificar as necessidades,sentimentos e dores dos usuários. Pretende-se validar a UX através de testes de usabilidade, entrevistas, questionários de satisfação, mapa de calor e análise de métricas que possibilitará criar uma jornada do usuário eficiente para identificar oportunidades, problemas de interação e comportamento dos usuários ao interagirem com as plataformas de gestão e mídias sociais do setor de aquicultura. Almeja-se como resultados futuros uma metodologia que proporcione experiência de qualidade para os usuários do setor de aquicultura desde do primeiro contato com o produto e uma jornada com mais eficiência, eficácia e satisfação ao interagir com as plataformas e mídias sociais.

Presidente - 1521615 - ANGELICA FELIX DE CASTRO
Interno - 1855470 - BRUNO DE SOUSA MONTEIRO