UMA ABORDAGEM HÍBRIDA PARA O PROBLEMA DE PROGRAMAÇÃO DE HORÁRIOS DE CURSOS UNIVERSITÁRIOS MOSSORÓ - RN 2021
Otimização Combinatória, Problema de Horários de Cursos Universitários, Algoritmo Híbrido.
O Problema de Horários de Cursos Universitários é um problema clássico de otimização
combinatória estudado por diversos pesquisadores. Na Segunda Competição Internacional
de Horários (ITC-2007) foi apresentado três variações desse problema. Neste trabalho
será abordado o Problema de Horários de Cursos baseado em Currículo que é a terceira
formulação apresentada na competição ITC-2007. Esse problema consiste em alocar horários
e salas para as aulas das disciplinas de um determinado curso, considerando os
conflitos entre disciplinas de um mesmo currículo e satisfazendo um conjunto de restrições.
Diferentes heurísticas, metaheurísticas e técnicas inteligentes, cada vez mais eficientes,
são implementadas para resolução desse problema, permitindo encontrar soluções de
qualidade em tempo computacional viável. O objetivo deste trabalho é apresentar uma
abordagem híbrida que utiliza a metaheurística Biased Random-Key Genetic Algorithm, a
metaheurística Simulated Annealing como estratégia de busca local e a Cadeia de Kempe
como método de pertubação, para resolução do problema, considerando os aspectos e as
instâncias impostas no ITC-2007. Os resultados apontam que o algoritmo híbrido é capaz
de produzir soluções viáveis e de qualidade, apresentado resultados superiores para um
trabalho da literatura.