AntiAliasing Method Based on Rotated Spatial Filtering
Computação Gráfica. AntiAliasing. Filtragem Espacial. Regressão Linear
Com a constante evolução dos processadores gráficos ao longo das últimas décadas, tornou-se possível produzir cenas tridimensionais com alta qualidade e realismo. No entanto, o aliasing é um problema produzido durante a amostragem de sinais realizada no processo de rasterização. Ele causa um efeito serrilhado nas bordas dos objetos apresentados em cena, ressaltando o aspecto irreal da imagem e causando desconforto visual ao espectador. O presente estudo busca desenvolver um tratamento antialiasing baseado em filtragem espacial rotacionada. O método proposto identifica as bordas na cena utilizando filtragem espacial junto a regressão linear simples. Então, um filtro espacial de suavização é rotacionado na mesma direção da borda inspecionada e aplicado nas regiões afetadas. Os testes foram realizados em uma aplicação OpenGL, processando a imagem renderizada do framebuffer. Posteriormente, a aplicação foi modificada para processar imagens do Blender, um software de modelagem 3D que permite a produção de cenas mais complexas. Os resultados mostram a eficácia do método ao suavizar o aliasing com boa qualidade e preservando os detalhes da cena. Desta forma, o problema foi tratado de forma eficaz com abordagem pós-filtragem e sem superamostragem. O tempo de execução do algoritmo é O(n), assim como seu consumo de memória é O(n).