MODELAGEM DE REDES DE VALOR COM INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS
Ontologia, Modelagem de Redes de Valor, Indicações Geográficas. |
A modelagem de redes de valor é uma técnica que permite a uma empresa entender melhor a rede de negócios da qual faz parte e facilita o planejamento de ideias que possam agregar mais valor aos seus produtos ou serviços. Uma rede de valor é uma estrutura física formada por atores, atividades e objetos de valor econômico, onde o principal objetivo é satisfazer a uma necessidade de negócio. Dessa forma, a utilização de técnicas que auxiliem a definir melhores propostas de valor para os consumidores, pode trazer vantagens competitivas. Uma necessidade de negócio bastante atual a ser estudada é a procedência de um produto, especialmente se ela está diretamente ligada à sua qualidade. A existência de sistemas de proteção de indicações geográficas em diversos países, confirma que a procedência é uma característica importante, que diferencia produtos e serviços de outros no mercado. Nesse sentido, compartilhar informações sobre a origem de um produto com os consumidores pode trazer benefícios para uma rede como um todo. Considerando que a procedência é um valor interessante a ser explorado, esta pesquisa apresenta uma ontologia para a modelagem de redes de valor com procedência, focada em indicações geográficas. Com a ontologia proposta é possível configurar modelos que mostram diferentes caminhos de compartilhamento de informações. A fim de validar a ontologia, foi aplicado o método de pesquisa-ação técnica ao caso de uma empresa brasileira de biotecnologia que produz produtos naturais. Com o estudo de caso foi possível verificar a importância do problema de modelagem apresentado e avaliar a utilidade da ontologia e dos modelos gerados.