Banca de DEFESA: DANIEL DEYSON NUNES PASSOS

DISCENTE: DANIEL DEYSON NUNES PASSOS
DATA: 02/02/2021
LOCAL: Google meet

INCENTIVO A POPULARIZAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO RECURSO DE ENSINO POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE UM SISTEMA DE GERAÇÃO AUTOMATIZADA DE PLANOS DE ENSINO

Robótica Educacional; Sistema de Recomendação; Planos de Aulas.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software

O ensino de conteúdos de matemática no ensino fundamental II apresenta alguns desafios, muitos dos quais vêm sendo superados com a utilização de tecnologias da informação e comunicação. Nesse contexto, a robótica educacional vem ganhando espaço, estando cada vez mais presente em ambientes escolares. Porém, há escassez de materiais que auxiliem os professores no uso dessa tecnologia em sala de aula. Para começar a suplantar essa dificuldade, apresenta-se o desenvolvimento de um sistema de geração de plano de aula utilizando uma ontologia capaz de auxiliar o ensino e aprendizagem da disciplina de matemática utilizando robótica educacional. A ontologia denominada Ontologia de ENSINo e Aprendizagem de Robótica Educacional (Onto-ENSINARE) foi construída com base na metodologia Ontology Development 101 com os aspectos de completude, consistência e concisão. Na validação da ontologia foram utilizadas consultas SPARQL Protocol and RDF Query Language (SPARQL) para obtenção de respostas úteis aos professores de matemática do ensino fundamental II. A partir da ontologia foi construído o Sistema de Geração Integrado de Plano de Aula para o ENsino apoiado por RobótiCa Educacional (SCIENCE) o qual foi testado por 11 professores de matemática. Os professores que testaram o sistema atuam em escolas municipais e estaduais localizadas nas cidades de Mossoró e Nova Cruz, no Rio Grande do Norte, além das cidades Piancó, Rio Tinto, Mamanguape e Sapé, na Paraíba. Devido a pandemia do covid-19, o teste realizado não envolveu a utilização do sistema em sala de aula. Para validar o sistema foram elaborados dois questionários: pré-teste, com foco na identificação de informações sobre matemática e robótica educacional; e, pós-teste, que busca observar possíveis mudanças de pensamento dos testadores, após a utilização do sistema, além de realizar sua validação seguindo a metodologia Technology Acceptance Model (TAM). Os resultados obtidos na validação do sistema apresentaram uma boa aceitação dos professores, que mostraram grande interesse em utilizá-lo em suas aulas de matemática. Os requisitos de busca dos planos de aulas de matemática com o apoio da robótica educacional, foram considerados úteis para o uso em sala de aula, uma vez que os alunos teriam mais interesse nas aulas com uso das práticas de robótica educacional.

Presidente - 1810758 - PAULO GABRIEL GADELHA QUEIROZ
Interno - 1245044 - PATRICIO DE ALENCAR SILVA