Banca de DEFESA: THYAGO ALVES SOBREIRA

DISCENTE: THYAGO ALVES SOBREIRA
DATA: 23/12/2020
LOCAL: Webconferência - Google Meet

HEOPE - UM AGENTE DE SOFTWARE PARA RECOMENDAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA TUTORES A DISTÂNCIA EM AVAs

Estratégia pedagógica, Agente de Software, Ontologia, Ambiente Virtual de Aprendizagem

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação

A educação vem passando por diversas evoluções, viabilizadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). A exemplo disso, podemos citar a modalidade da educação a distância, os rádios e as televisões foram sendo substituídos por Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), os quais permitem uma maior efetividade do processo de ensino e aprendizagem, pois, além de integrar alunos, professores e tutores em um só lugar, permitem uma melhor comunicação dos mesmos. Em contrapartida, o uso dos AVAs tem gerado uma preocupação com a qualidade do processo de ensino e aprendizagem, que está atrelado à interação efetiva dos atores desse processo. Nesse sentido, sabe-se que o tutor é o ator responsável por promover a interação nesses ambientes e que seu desempenho impacta diretamente na participação efetiva dos alunos. Sendo assim, essa dissertação apresenta o desenvolvimento de um agente de software capaz de recomendar estratégias pedagógicas aos tutores em AVAs, visando melhorar o desempenho para promover uma interação efetiva dos alunos nos AVAs. O agente desenvolvido faz as recomendações por meio de um modelo de conhecimento, representado por uma ontologia, que mapeia as estratégias pedagógicas visando promover a interação nos AVAs. As estratégias pedagógicas utilizadas pelo agente foram levantadas por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura e a aplicação de um questionário com profissionais da área. Para validação, realizou-se a aplicação do agente em dados históricos por meio de um sistema desenvolvido, no qual foi submetida ao uso com 10 profissionais que trabalham com EaD. Os resultados demostram que o agente tem potencial para melhorar o desempenho dos tutores e auxiliar na promoção de interação efetiva dentro dos AVAs.

Presidente - 1286535 - FRANCISCO MILTON MENDES NETO
Externo à Instituição - GABRIEL ANTOINE LOUIS PAILLARD - UFC