Modelagem de Redes de Valor com Indicações Geográficas.
Ontologia, Indicadores Geográficos, Modelagem de Redes de Valor.
As empresas têm cada vez mais participado de redes de valor com o objetivo de satisfazer
as necessidades dos consumidores. Para oferecer produtos ou serviços melhores e que
resultem em vantagens para as partes interessadas, as empresas realizam interações em
conjunto que transformam o valor do que é entregue ao consumidor final. As redes de valor, ou constelações de valor, estão localizadas em um contexto geográfico que exerce
uma influência direta sobre a toda a sua estrutura, podendo agregar valor a um produto
de acordo com a sua procedência. O e3value é uma abordagem muito conhecida para a
modelagem de negócios em redes de valor, porém ele possui uma perspectiva apenas de
valor econômico. Com o passar do tempo surgiram novos problemas de modelagem que
requerem uma extensão da sua notação, como a qualificação da procedência. Dessa forma, este trabalho propõe uma uma base de conhecimento, composta por uma ontologia, regras de produção (em SWRL) e padrões de consulta (em SPARQL) para
modelagem de redes de valor com indicadores geográficos para atribuição do valor da
proveniência do produto. Para fins de validação, este trabalho conta com um estudo de caso com Pesquisa-Ação Técnica de uma empresa de biotecnologia que produz bebidas orgânicas.