Banca de DEFESA: EVERTON JALES DE OLIVEIRA

DISCENTE: EVERTON JALES DE OLIVEIRA
DATA: 31/03/2020
LOCAL: Via Videoconferência

DOCTRAINING MOBILE: UM JOGO SÉRIO PARA TREINAMENTO DE ESTUDANTES DE MEDICINA EM CASOS CLÍNICOS

Jogos Sério, Autoaprendizagem, Mobile Learning, Medicina, Casos Clínicos.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação

A rápida expansão da rede de faculdades de medicina trouxe um défice na qualidade de ensino, devido à falta de infraestrutura e recursos em algumas universidades, prejudicando, assim, a formação teórica e prática dos alunos. Porém, com os avanços significativos das tecnologias móveis nos últimos anos, as instituições de ensino estão a proporcionar novos contextos e oportunidades de aprendizagem e ensino Como exemplo, pode-se citar a crescente utilização de jogos sérios como ferramenta educacional. Os jogos digitais, além dos seus aspectos lúdicos e motivacionais, possuem potencial para o desenvolvimento de diversas competências, no entanto, ainda são pouco aproveitados no ensino formal. Com base neste contexto, foi feito um levantamento de dados com professores de medicina da UFERSA, com o intuito de investigar novas necessidades tecnológicas voltadas para o ensino e aprendizagem de estudantes de medicina e, com isso, extrair requisitos para o desenvolvimento de um jogo sério. Após a análise dos dados, foi feito um projeto para o desenvolvimento de um jogo para smartphones, intitulado DocTraining Mobile, com foco no treinamento de casos clínicos. O projeto foi dividido em duas fases. A primeira envolve as atividades de concepção e desenvolvimento do jogo e, na segunda, as atividades de coleta e análise de dados para o processo de validação, por meio do método TAM (Technology Acceptance Model). Os resultados mostraram índices positivos em termos de satisfação do jogo, com a maioria dos alunos avaliando positivamente tanto a facilidade de uso quanto a utilidade percebida, em termos de aprendizagem.

Presidente - 1286535 - FRANCISCO MILTON MENDES NETO
Interno - 037.778.574-16 - CICÍLIA RAQUEL MAIA LEITE - UERN