MATEO: UMA ABORDAGEM DE DESCOBERTA DE CONHECIMENTO PARA DESVENDAR AS CAUSAS DA EVASÃO ESCOLAR.
Evasão Escolar, Abordagem de Descoberta de Conhecimento, Aprendizado de Máquina e Modelos de Classificação.
Evasão escolar é um dos problemas mais intrigantes e cruciais da educação. Esse problema
permeia os vários níveis e modalidades de educação e gera perdas sociais, econômicas, políticas,
acadêmicas e financeiras para todos os envolvidos no processo educacional. Portanto, é essencial
o desenvolvimento de métodos eficientes para prever o risco de abandono dos estudantes,
permitindo que as instituições adotem ações proativas para minimizar a situação. Assim, objetivase
com este trabalho, apresentar uma abordagem de descoberta de conhecimento, em banco
de dados, com o objetivo de identificar grupos de estudantes em risco de abandono nos cursos
presenciais de ensino superior. A abordagem foi validada, utilizando dados de ex-alunos do
curso superior de Ciência da Computação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, campus
Mossoró/RN. Neste trabalho, foram utilizados modelos de classificação, uma das técnicas de
inteligência artificial, que possibilita o aprendizado contínuo. Na validação da abordagem, foram
empregados cinco modelos de aprendizado de máquina, sendo que dois modelos obtiveram
melhores índices de acurácia (SVM e Adaboost). Em relação aos resultados, observou-se que:
alunos que estudaram em escolas privadas no ensino médio, tem uma maior probabilidade de
concluir o curso; assim como, os alunos naturais do estado do RN; os alunos naturais de outras
cidades que mudaram pra morar em Mossoró/RN; os alunos que moraram na vila acadêmica;
aqueles que tem a renda mensal de alunos melhor; alunos que ganham bolsa no decorrer do
curso; alunos que tem acompanhamento institucional; alunos que concluem o curso, acreditam
que os profissionais de Tecnologia da Informação são remunerados adequadamente e alunos que
tem pai com nível superior.