Banca de QUALIFICAÇÃO: THYAGO ALVES SOBREIRA

DISCENTE: THYAGO ALVES SOBREIRA
DATA: 26/06/2019
LOCAL: Sala de videoconferência da PROPPG (sala 25)

UM AGENTE DE SOFTWARE PARA RECOMENDAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA TUTORES A DISTÂNCIA EM AVAs

Estratégias pedagógicas, Agente de Software, Ontologia, Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação

Com os diversos avanços tecnológicos no nosso meio, tornou-se possível uma evolução nos serviços ofertados a sociedade. Nesse sentido, a educação também passou por essa evolução, viabilizada pelas tecnologias da informação e comunicação (TICs). Na modalidade da educação a distância, os rádios e as TVs foram sendo substituídos por ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), os quais permitem uma maior efetividade do processo de ensino e aprendizagem pois, além de integrar alunos, professores e tutores em um só lugar, permitem uma melhor comunicação dos mesmos. Com o aumento do uso dos AVAs, trouxe também uma preocupação com a qualidade do ensino ofertado, que está atrelada a interação efetiva entre os atores do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, sabemos que o tutor é o ator responsável por promover a interação nesses ambientes, e o seu desempenho nisto está ligado a participação efetiva dos alunos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é desenvolver um agente de software capaz de recomendar estratégias pedagógicas a tutores em AVAs, visando melhorar o desempenho do tutor em promover uma interação efetiva dos alunos dentro dos AVAs. O agente que será desenvolvido é orientado por conhecimentos da área pedagógica sobre estratégias pedagógicas que promovam interação em ambientes virtuais de aprendizagem, e esses conhecimentos serão representados em uma ontologia.

Presidente - 1286535 - FRANCISCO MILTON MENDES NETO
Interno - 2303300 - LENARDO CHAVES E SILVA