SIMULADOR DE CLÍNICA MÉDICA PARA TREINAMENTO DE ESTUDANTES DE MEDICINA EM CASOS CLÍNICOS.
Jogo Sério. Gamificação. Autoaprendizagem.
A rápida expansão da rede de faculdades de medicina trouxe um défice na qualidade de ensino, por falta de infraestrutura e recursos em algumas universidades, prejudicando assim a formação teórica e prática dos alunos (FERREIRA, 2017; CREMESP, 2017). Este trabalho tem como objetivo desenvolver e avaliar um simulador, que proporcione uma experiência teórica e prática, com finalidade de maximizar o auto aprendizado de estudantes de medicina em casos clínicos. O simulador é uma evolução do Doctraining, desenvolvido por Lima (2016), e será configurado na forma de um jogo sério por meio de um ambiente 3D com elementos de gamificação, de forma a estimular e oferecer conhecimentos que facilitem a identificação de doenças e assuntos da grade curricular
de medicina de maneira geral. O projeto foi dividido em 3 fases, a primeira fase do projeto foi o levantamento de requisitos por meio de uma apresentação oral da proposta e aplicação de questionário com 25 professores do curso de medicina. Dessa forma, foi possível obter novos requisitos e refinar os existentes de modo a atender os principais problemas e necessidades dos professores em relação a novas práticas de ensino e aprendizagem. A segunda fase é o desenvolvimento do simulador e, por fim, a terceira fase será o experimento prático com os alunos.