ARtEMIS: Realidade Aumenta e Gamificação para o Ensino de Arquitetura de Computadores com MIPS.
Realidade aumentada; Gamificação ; Arquitetura de Computadores; MIPS.
Os simuladores são ferramentas desenvolvidas com o intuito de aumentar o nível de abstração de conteúdos. Eles têm sido de grande importância nos cursos de ciência da computação para o ensino de conteúdos de disciplinas que tratam do hardware, tidas como complexas em termos de aprendizado. No contexto de Arquitetura de Computadores vários simuladores foram e continuam sendo desenvolvidos, no entanto, não apresentam integração com o material de estudo (livro) de forma que o aluno não precise se “desligar” de um para utilizar o outro. Neste trabalho é apresentado um simulador da arquitetura do processador MIPS que tem como objetivo permitir maior integração entre o material de estudo e as ferramentas de apoio ao aprendizado. Para isso, o simulador desenvolvido reconhece, por meio da realidade aumentada, as figuras do livro “Organização e Projeto de Computadores de Patterson e Hennessy, 3ed e cria modelos 3D sobre elas com os quais é possível interagir para facilitar o aprendizado por meio da obtenção de informações e visualização do funcionamento interno do MIPS. Também é proposta uma metodologia de uso com base em gamificação.