A REALIDADE AUMENTADA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE CRIANÇAS COM AUTISMO: UMA PROPOSTA TECNOLÓGICA.
Autismo. Atendimento Educacional Especializado. Jogo. Realidade Aumentada.
O presente trabalho é uma pesquisa de cunho qualitativo, e foi realizado em uma escola da rede estadual de ensino, no município de Mossoró/RN. O estudo visa o desenvolvimento de uma proposta tecnológica a ser aplicada no contexto do Atendimento Educacional Especializado que atenda às necessidades da criança com autismo. Como instrumentos de pesquisa, foram utilizados as observações, as fotografias e o diário de campo, apoiando-se da metodologia descritiva-exploratória, na análise da proposta altercando teoria e prática. Durante o estudo, objetivando a construção do campo, foi realizada uma revisão sistemática de literatura acerca do uso das tecnologias digitais na comunicação alternativa com autistas, para que, com isso, a proposta tecnológica tivesse suas características alcançadas, eclodindo, assim, os aspectos principais dos recursos tecnológicos envolvidos na pesquisa, e adequado à realidade do contexto educacional estudado. Este estudo divide-se em introdução, construção do campo, resultados e discussões e considerações finais. Por meio da análise de dados verificou-se que a proposta tecnológica aplicada através de uma intervenção prática no AEE, foi bem aceita pelas crianças com autismo que fizeram parte do estudo.