Banca de DEFESA: DANILO GOMES CARLOS

DISCENTE: DANILO GOMES CARLOS
DATA: 17/09/2018
LOCAL: SALA 25 PROPPG

UM COMPONENTE DE INTEGRAÇÃO ENTRE SISTEMAS DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM E UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM UBÍQUA BASEADO EM WEB SERVICES E ONTOLOGIA

Sistema de Gestão da Aprendizagem. Ambiente de aprendizagem Ubíqua. Integração de Sistema. Web Service. Ontologia.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação

Sistema de Gestão da Aprendizagem (SGA) são softwares utilizados em atividades didáticas e gerenciais dos cursos na modalidade a distância, como também na modalidade presencial e semipresencial. Por outro lado, ferramentas educacionais com foco na mobilidade vêm ganhando bastante espaço nesse contexto. Os ambientes de aprendizagem ubíquos fornecem um meio de educação independente do espaço e tempo e possibilitam a adaptação ao contexto do usuário. Entretanto, a adoção dessas ferramentas digitais e práticas educacionais mais dinâmicas acabam sendo desencorajadas por não haver integração com o SGA adotado pela instituição. Neste sentido, o presente trabalho apresenta a concepção, desenvolvimento e avaliação de um componente de integração entre Sistemas de Gestão da Aprendizagem e um ambiente de aprendizagem ubíqua, Edubi, que faz uso da Youubi API. O componente faz uso de web services para prover interoperabilidade e de uma ontologia para realizar o mapeamento dos dados transportados de um ambiente para o outro. Com isso, é possível habilitar um leque de novas práticas, inclusive voltadas ao aprendizado informal. Para validar o componente foi utilizado o ambiente de aprendizagem Moodle, escolhido pela sua ampla adesão, inclusive pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). A avaliação foi realizada em uma turma de 24 alunos e 1 professor do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFERSA. Durante o experimento os participantes puderam utilizar as aplicações Mobile e Web do Edubi em conjunto com o Moodle durante os períodos fora do horário da aula presencial. Os participantes do experimento realizaram o cadastro no Edubi com informações providas pelo Moodle por meio do componente proposto. Além disso, puderam interagir com conteúdos e eventos importados do ambiente Moodle no Edubi. Com isso, foi possível utilizar as ferramentas sociais e de gamificação providas pelo Edubi em conteúdos do Moodle. Os resultados da avaliação realizada durante o experimento, mostraram que o componente provê funcionalidades úteis e fáceis de serem utilizadas. Também foi identificada a intenção de uso do Edubi em conjunto com o Moodle por parte dos estudantes.

Presidente - 1286535 - FRANCISCO MILTON MENDES NETO
Interno - 1521615 - ANGELICA FELIX DE CASTRO