Banca de DEFESA: PABLO ROBERTO FERNANDES DE OLIVEIRA

DISCENTE: PABLO ROBERTO FERNANDES DE OLIVEIRA
DATA: 29/08/2018
LOCAL: UERN / UFERSA

UMA ONTOLOGIA PARA CLASSIFICAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM CONSIDERANDO O DOMÍNIO COGNITIVO DA TAXONOMIA DE BLOOM.

Ontologia, Objetos de Aprendizagem, Taxonomia de Bloom.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação

Ambientes virtuais de aprendizagem contam com objetos de aprendizagem como recurso para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem. Na construção de um objeto de aprendizagem, o professor pode estabelecer um objetivo educacional para auxiliar na avaliação do aluno, e é fundamental que esses objetivos estejam bem definidos. Através da taxonomia de Bloom os objetos de aprendizagem podem possuir um objetivo educacional bem definido, relacionado a um nível de aprendizagem cognitiva. Com o auxílio das novas tecnologias, o processo de criação e gerenciamento de objetos de aprendizagem sob essa perspectiva pode ser otimizado, utilizando a semântica dos metadados em repositórios de dados de objetos de aprendizagem. Entretanto, para alguns contextos esses metadados podem demonstrar-se insuficientes do ponto de vista semântico para representação da taxonomia de Bloom, e para estes casos utiliza-se ontologias. Desta forma, este trabalho apresenta uma ontologia para objetos de aprendizagem, considerando os níveis hierárquicos do domínio cognitivo da taxonomia de Bloom. A mesma possibilita a classificação correta dos objetos de aprendizagem, considerando os objetivos educacionais, além da classificação de indivíduos que utilizam os objetos de aprendizagem em ambientes virtuais de aprendizagem. Para desenvolvimento da ontologia deste trabalho utilizou-se a ferramenta Protegé, obedecendo a metodologia proposta no guia 101. A ontologia foi validada por meio do motor de inferência FaCT++, com a utilização de um cenário hipotético, e posteriormente foi integrada a um jogo virtual de aprendizagem para verificar seu potencial de aplicação. Um estudo de caso foi aplicado com um grupo de pedagogos para avaliar o comportamento da ontologia na referida ferramenta. Ao final, por meio de um questionário, a proposta foi avaliada de forma positiva pela amostra e pôde-se concluir que a ontologia se comportou de forma correta na classificação dos objetos de aprendizagem e na classificação da aprendizagem do aluno.

Interno - 1286535 - FRANCISCO MILTON MENDES NETO
Interno - 1245044 - PATRICIO DE ALENCAR SILVA