Banca de DEFESA: SIDNEY DANILO FIRMINO BEZERRA

DISCENTE: SIDNEY DANILO FIRMINO BEZERRA
DATA: 30/05/2018
LOCAL: Auditório do CCEN

SISTEMA DE RECOMENDAÇÃO UBÍQUO INTEGRANDO HIPERMÍDIAS BASEADAS EM ONTOLOGIAS PARA AMBIENTES DE APRENDIZAGEM

Computação ubíqua; Design Science; Educação; Sistema de recomendação; Ontologia.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação

A finalidade em sistema de recomendação é oferecer itens mais relevantes para um consumidor. A computação ubíqua possibilita a integração de sistemas computacionais com os interesses das pessoas, de forma transparente, possibilitando a construção de sistemas que integrem os fundamentos da computação ubíqua com os procedimentos de análise dos itens recomendados. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo desenvolver e avaliar uma aplicação que integre os vídeos do YouTube e os documentos do Wikipédia a API do Youubi através de técnicas de recomendações de itens juntamente com uma ontologia, utilizando serviços clientes Mobile e web. Com vista a facilitar o processo de ensino-aprendizagem para estudantes, utilizando os fundamentos da computação ubíqua. O esquema da aplicação será composto pela Application Programming Interface (API) do Youubi, API MediaWiki e API Youtube. Esses elementos interagem trocando informações e as disponibilizando para os usuários. São armazenadas em uma ontologia denominada PUYW. Essa ontologia foi criada por meio da linguagem Web Ontology Language. Ela é responsável por gerenciar as características do estudante e os metadados das APIs do Youtube e Wikipédia. Para atingir o objetivo, foi utilizando Design Science para fundamentar as questões gerais de pesquisa e os métodos para a solução. No tocante dos métodos faz-se o uso de técnicas qualitativas e quantitativas de coleta de dados, por intermédio de questionário de perfil, questionário TAM e grupo focal. Os resultados desse trabalho foram avaliados por estudantes de uma instituição de ensino superior utilizando um sistema contendo um componente que integra os vídeos e artigos para sistemas de ensino e aprendizagem, e uma ontologia que gerencia o perfil e os itens manipulados. Os resultados apresentam que o sistema desenvolvido atingiu os objetivos propostos deste trabalho.

Presidente - 1286535 - FRANCISCO MILTON MENDES NETO
Interno - 1245044 - PATRICIO DE ALENCAR SILVA