INVESTIGANDO O USO DO EXTREME PROGRAMMING COMO UMA METODOLOGIA DE ENSINO PARA APLICAÇÕES PRÁTICAS DA ROBÓTICA EDUCACIONAL
Robótica educacional. Metodologia ágil. Extreme Programming.
De modo empírico, percebe-se que as tecnologias aplicadas à educação estão cada vez mais
presentes nas instituições de ensino, de modo especial, verifica-se também a presença da
robótica educacional. A robótica educacional consiste em uma tecnologia da educação que
propõe tornar o processo de ensino e aprendizagem mais eficaz, para isso, utiliza-se de
conhecimentos teóricos que são aplicados na prática. Um dos maiores motivos da presença da
robótica na educação é a sua vantagem de poder trabalhar em qualquer área, fazendo uso da
abordagem interdisciplinar. A mesma tem sido utilizada por vários profissionais da área
educacional, como uma ferramenta de ensino em que visa à solução para o baixo rendimento
escolar e evasão. Mas para isso, é necessário a realização de todo um planejamento junto à
metodologia a ser seguida. Diante deste contexto, o objetivo deste trabalho é propor um
desenvolvimento da robótica educacional combinado com a engenharia de software, neste
caso utilizando a metodologia ágil de software como uma ferramenta de ensino para o
desenvolvimento da robótica. Deste modo, foram realizadas análises tanto na robótica como
na metodologia ágil, com base nisso, identificou-se que a metodologia mais adequada para
aplicação deste desenvolvimento é o Extreme Programming (XP). Após a realização desse
trabalho, foi constatado que é possível utilizar o XP como uma metodologia de ensino para a
robótica produzindo resultados como: o desenvolvimento do raciocínio lógico e o
desenvolvimento do pensamento computacional.