Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIMUNDO NONATO BEZERRA NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAIMUNDO NONATO BEZERRA NETO
DATA: 28/02/2018
HORA: 14:30
LOCAL: UERN - Auditório do PRODEPE
TÍTULO:

SISTEMA ANALISADOR DE CONHECIMENTO: UMA PROPOSTA DE SALA DE AULA INVERTIDA UTILIZANDO MAPAS CONCEITUAIS.


PALAVRAS-CHAVES:

flipped classroom, mapa conceitual, educação.


PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO:

Com o acesso fácil a informação, o modelo de ensino tradicional ganha um desafio ainda maior, o de manter os alunos motivados em sala de aula e otimizando o processo de ensino aprendizagem para os professores. Entre as inúmeras alternativas que estão sendo propostas, a Sala de Aula Invertida vem se apresentando como uma solução inovadora para esse cenário, aliando-se com o uso das TICs a Sala de Aula Invertida pode se mostrar de diferentes formas, podendo ser aplicada em diferentes níveis de escolaridade e com um elevado grau de aceitação. A possibilidade de utilizar metodologias agregadas a Sala de aula invertia instiga os profissionais da educação. A utilização de Mapas conceituais é uma dessas metodologias que vem ganhando espaço no ambiente educacional, metodologia essa que permite a estruturação do conhecimento adquirido pelo aluno, dando assim subsídio ao professor para identificar se o aluno realmente conseguiu adquirir o conhecimento necessário para aquele conteúdo específico. O objetivo desse trabalho é desenvolver uma aplicação que possa integrar um ambiente virtual de aprendizagem à utilização de mapas conceituais, possibilitando a análise e comparação de sua taxonomia, resultado em um retorno com informações suficientes para mensurar o grau de conhecimento do aluno em um determinado assunto, de acordo com a análise feia pelo software do mapa conceitual. Essa proposta visa identificar o estado da arte relacionado ao tema, buscando em fontes de dados nacionais e internacionais como: CBIE - Congresso Brasileiro de Informática na Educação e o IHMC - The Institute for Human & Machine Cognition e seu resultado será voltado a aplicação em um ambiente de sala de aula invertida no Curso de Ciência da Computação. Por fim entende-se que a ferramenta poderá gerar uma interação maior entes os agentes, otimizando o tempo efetivo de sala de aula utilizado pelo professor.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 877.083.964-68 - CARLA KATARINA DE MONTEIRO MARQUES - UERN
Interno - 025.989.134-77 - CARLOS HEITOR PEREIRA LIBERALINO - UERN
Presidente - 812.221.814-87 - ROMMEL WLADIMIR DE LIMA - UERN
Notícia cadastrada em: 21/02/2018 08:13
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