Banca de DEFESA: ROSEMARY PESSOA BORGES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSEMARY PESSOA BORGES
DATA: 15/12/2017
HORA: 13:30
LOCAL: UFERSA - Sala de Videoconferência
TÍTULO:
Sistema Tutor Inteligente para recomendação de atividades em um Ambiente Virtual de Aprendizagem apoiando o ensino de Linguagens de Programação.

PALAVRAS-CHAVES:

STI, Sistema de Recomendação, Multiagentes, Ensino de Linguagens de Programação, AVA.


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO:

O ensino e a aprendizagem das Linguagens de Programação é um tema que vem sendo continuamente discutido. Espera-se que as disciplinas dessa área ocorram de forma dinâmica, porém, nem sempre os professores conseguem realizar um acompanhamento eficiente, pela complexidade intrínseca à análise de códigos, além do fato de que cada discente tem seu ritmo de desenvolvimento, somando-se a estes fatores há ainda a ocorrência de turmas com um grande número de alunos. Estudos apontam que nessas disciplinas os alunos tendem a ter maior índice de reprovação, o que os leva a desmotivação para continuar no curso ou mesmo na área. Diante desse cenário, esta dissertação apresenta um Sistema Tutor Inteligente (STI) sensível ao contexto que objetiva orientar a criação das atividades por parte do professor no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Para o desenvolvimento do STI, um sistema multiagente formado por agentes com responsabilidades delimitadas, agindo colaborativamente, foi implementado de forma a adicionar funcionalidades a um módulo do Moodle que é responsável pelo gerenciamento de atividades relativas à criação de código fonte. Assim espera-se que o STI apoie, no primeiro momento, as atividades relativas ao ensino, permitindo que o professor possa facilmente identificar as dificuldades mais recorrentes. No segundo momento, como resultado, espera-se obter um melhor rendimento relativo à aprendizagem, uma vez que os alunos passarão a desenvolver atividades direcionadas e específicas, norteadas de acordo com as necessidades identificadas. Para avaliar as funcionalidades do Sistema Tutor Inteligente foram convidados docentes que atuam em disciplinas de Linguagens de Programação e que utilizam a plataforma Moodle seja no ensino presencial e/ou a distância, isso significa que foram selecionados profissionais com perfil de usuários. A coleta dos dados foi realizada por meio de questionário onde os professores puderam relatar a experiência de uso, onde foi possível concluir que a adoção de um STI pode auxiliar nas atividades dos docentes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 877.083.964-68 - CARLA KATARINA DE MONTEIRO MARQUES - UERN
Interno - 382.107.113-34 - HENRIQUE JORGE AMORIM HOLANDA - UERN
Externo à Instituição - MARCIA JACYNTHA NUNES RODRIGUES LUCENA - UFRN
Interno - 812.221.814-87 - ROMMEL WLADIMIR DE LIMA - UERN
Notícia cadastrada em: 28/11/2017 10:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02