INTEGRAÇÃO DO YOUUBI COM O MOODLE VIA SERVIÇOS WEB SEMÂNTICOS
Aprendizagem Ubíqua, Serviços Web Semânticos, Ontologia, Interoperabilidade de Ferramentas de Aprendizagem.
A utilização de tecnologias móveis na educação, pode incrementar a experiência do aprendiz diversificado as formas de interações. Nesse contexto surge o Youubi, um ambiente de aprendizagem multiplataforma com características ubíquas. No entanto, apesar de o Youubi apresentar-se como uma proposta inovadora, para algumas instituições de ensino a utilização das plataformas de educação tradicionais ainda é fundamental. Promover um meio que permite a interoperabilidade entre o Youubi e essas plataformas tradicionais pode trazer um novo leque de possibilidades. A dissertação a ser desenvolvida tem como objetivo projetar, implementar e validar um modelo de integração genérico entre o ambiente de aprendizagem ubíqua Youubi e outros ambientes de aprendizagem. O modelo inclui duas vias de integração. Uma na qual o Youubi consome serviços do Sistema de Gestão de Aprendizagem (Learning Management System – LMS), onde serão utilizados Serviços Web Semânticos para a descoberta automática do serviço requisitado. Na outra via de integração, o Moodle consumirá ferramentas do Youubi. Para isso, será utilizado o padrão de Interoperabilidade de Ferramentas de Aprendizagem (Learning Tools Interoperability - LTI).