Banca de QUALIFICAÇÃO: DANILO GOMES CARLOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANILO GOMES CARLOS
DATA: 28/08/2017
HORA: 08:00
LOCAL: Auditório CCEN
TÍTULO:

INTEGRAÇÃO DO YOUUBI COM O MOODLE VIA SERVIÇOS WEB SEMÂNTICOS 


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizagem Ubíqua, Serviços Web Semânticos, Ontologia, Interoperabilidade de Ferramentas de Aprendizagem. 


PÁGINAS: 24
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO:

A utilização de tecnologias móveis na educação, pode incrementar a experiência do aprendiz diversificado as formas de interações. Nesse contexto surge o Youubi, um ambiente de aprendizagem multiplataforma com características ubíquas. No entanto, apesar de o Youubi apresentar-se como uma proposta inovadora, para algumas instituições de ensino a utilização das plataformas de educação tradicionais ainda é fundamental. Promover um meio que permite a interoperabilidade entre o Youubi e essas plataformas tradicionais pode trazer um novo leque de possibilidades. A dissertação a ser desenvolvida tem como objetivo projetar, implementar e validar um modelo de integração genérico entre o ambiente de aprendizagem ubíqua Youubi e outros ambientes de aprendizagem. O modelo inclui duas vias de integração. Uma na qual o Youubi consome serviços do Sistema de Gestão de Aprendizagem (Learning Management System – LMS), onde serão utilizados Serviços Web Semânticos para a descoberta automática do serviço requisitado. Na outra via de integração, o Moodle consumirá ferramentas do Youubi. Para isso, será utilizado o padrão de Interoperabilidade de Ferramentas de Aprendizagem (Learning Tools Interoperability - LTI). 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1855470 - BRUNO DE SOUSA MONTEIRO
Presidente - 1286535 - FRANCISCO MILTON MENDES NETO
Interno - 1245044 - PATRICIO DE ALENCAR SILVA
Interno - 1810758 - PAULO GABRIEL GADELHA QUEIROZ
Notícia cadastrada em: 21/08/2017 17:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03