UMA ONTOLOGIA PARA OBJETOS DE APRENDIZAGEM BASEADA EM ASPECTOS AFETIVOS E COGNITIVOS DA TAXONOMIA DE BLOOM.
Ontologia, Objeto de Aprendizaem, Taxonomia de Bloom, Domínio Afetivo.
Na educação é comum que o professor estabeleça objetivos educacionais ao transmitir um conteúdo para seus alunos. A taxonomia de Bloom auxilia o professor neste processo e oferece os níveis com comportamentos necessários para que cada objetivo possa ser alcançado. Em Ambientes Virtuais de Aprendizagem o professor utiliza materiais didáticos para auxiliar o aluno a alcançarem esses objetivos educacionais. Tais materiais são compostos por objetos de aprendizagem, como por exemplo, tutoriais, vídeos, imagens etc. Existem vários repositórios de
objetos de aprendizagem, visto que os mesmos são reutilizáveis em vários contextos, e estão disponíveis nos padrões da internet como XML. Porém, o processo de buscar um objeto de aprendizagem que esteja de acordo com o objetivo proposto não é tarefa fácil. Ontologias são utilizadas neste contexto para fornecer um objeto de aprendizagem personalizado. A proposta deste trabalho consiste no desenvolvimento de uma Ontologia de Domínio para representar objetos de aprendizagem, notada de conceitos sobre a taxonomia de Bloom e seus objetivos
educacionais, nos seus domínios cognitivo e afetivo. Para tanto, realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura, na busca de estudos que envolvem este tema. Os resultados da revisão demonstraram a utilização de Ontologias para recuperar objetos de aprendizagem, com foco no aspecto cognitivo. Esta proposta visa a representação ontológica também do domínio afetivo do objeto de aprendizagem à luz da taxonomia de Bloom.