UMA NOVA ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL COM O EXTREME PROGRAMMING (XP).
Robótica educacional. Metodologia ágil. Extreme Programming.
De modo empírico, percebe-se que as tecnologias aplicadas a educação estão cada vez mais presentes nas instituições de ensino, de modo especial, verifica-se também a presença da robótica educacional. A robótica educacional consiste em uma tecnologia educacional que propõe tornar o processo de ensino e aprendizagem mais eficaz, para isso, utiliza-se de conhecimentos teóricos que são aplicados na prática. Um dos maiores motivos da presença da robótica na educação é a sua vantagem de poder trabalhar em qualquer área, fazendo uso da abordagem interdisciplinar. A mesma tem sido utilizada por vários profissionais da área educacional, como uma ferramenta de ensino em que visa a solução para o baixo rendimento escolar e evasão. Mas para isso, é necessário a realização de todo um planejamento junto a metodologia a ser seguida. Diante deste contexto, o objetivo deste trabalho é propor um desenvolvimento da robótica educacional combinado com a engenharia de software, isto é, será utilizado a metodologia ágil de software como uma ferramenta de ensino para o desenvolvimento da robótica. Deste modo, foram realizadas análises tanto na robótica como na metodologia ágil, com base nisso, identificou-se que a metodologia mais adequada para aplicação deste desenvolvimento é o Extreme Programming (XP).
Palavras-chave: Robótica educacional. Metodologia ágil. Extreme Pr.