Banca de QUALIFICAÇÃO: RÔMULO GALDINO DA ROCHA LIMA

DISCENTE: RÔMULO GALDINO DA ROCHA LIMA
DATA: 02/08/2017
LOCAL: UERN - Auditório do PRODEPE

Métodos de Estimação e Previsão de Séries Temporais de Geoimagens Usando Aprendizado de Máquina

Sensoriamento remoto, séries temporais, desertificação, previsão, predição, redes neurais, árvores de decisão, SVM.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação

Os Subsídios em meios hídricos naturais são utilizados com distintas finalidades entre as pessoas que precisam desse recurso, entre as quais se destacam o abastecimento de água, a geração de energia, a irrigação, e na navegação. No entanto, nas últimas décadas, esse precioso recurso vem sendo ameaçado pelas ações indevidas do homem. Para melhor direcionar os recursos na prevenção e na mitigação dos efeitos causados pela falta deste recurso, se faz necessário o desenvolvimento de métodos confiáveis de previsão. A pesquisa explana dois métodos de previsão inteligente, baseado em técnicas de aprendizagem de máquina implementados (redes neurais, arvore de decisão) e agora com a utilização do algoritmo SVM, para estimar modelos preditivos 2D, visando ponderar mudanças futuras dos recursos hídricos, a partir das informações retiradas do histórico de uma série temporal de imagens de sensoriamento remoto NDVI (Normal Difference Vegetation Index), obtida do Center Space Research da University of Texas, Austin. A Predição da acurácia de tais recursos naturais podem ter grande impacto e relevância para a sociedade, haja vista que a estimação precisa do comportamento futuro desses recursos, podem orientar às autoridades no processo da tomada de decisão, em se tratando de prever e mitigar possíveis desastres ambientais e socioambientais, decorrentes de alterações climáticas produzidas pelo aquecimento global, reduzindo-se assim os custos operacionais no processo. E obtendo pelos algoritmos utilizados na pesquisa um comitê de maquinas que viabilize estudos para a previsão de catástrofes naturais e pelo meio humano.

Interno - 1631848 - ARAKEN DE MEDEIROS SANTOS
Interno - 025.989.134-77 - CARLOS HEITOR PEREIRA LIBERALINO - UERN