Uma Ferramenta Computacional como Estratégia de Apoio para Aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
LIBRAS; Aprendizagem; Gamificação.
No Brasil, mais de nove milhões e setecentos mil pessoas possuem algum nível de surdez, que
varia de surdez leve, moderada, acentuada, severa, até a surdez profunda. Considerando as
necessidades e as particularidades dos deficientes auditivos, e todo o histórico de exclusão
perante a sociedade na qual foram submetidos, leis e decretos foram criados para assegurar os
seus direitos, e reconhecem a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como meio legal de
comunicação e expressão da comunidade surda, tornando-se então a primeira língua para essa
comunidade. É por meio da LIBRAS que os surdos interagem com o mundo a partir de
experiências visuais. Porém, a falta de conhecimento da população brasileira sobre a LIBRAS
acarreta no isolamento dos surdos perante o restante da sociedade. A lei torna obrigatório o uso
e o ensino da LIBRAS nas instituições federais de ensino, além disso, é dever das instituições
apoiar o uso e a difusão de LIBRAS entre a população. Para isso, devem disponibilizar
equipamentos, tecnologias das informação e comunicação, bem como recursos didáticos para
apoiar o seu ensino. Com a expansão das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), a
educação ganhou novas ferramentas que vieram dinamizar o ensino e trazer novas perspectivas
para o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, deve-se levar em consideração a
tendência que a sociedade contemporânea parece estar cada vez mais interessada por jogos.
Diante disso, este projeto tem como objetivo principal o desenvolvimento de uma ferramenta
computacional como estratégia de apoio à aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais. A
ferramenta utilizará como recurso para representação dos sinais da LIBRAS um intérprete
virtual (avatar) como interface de comunicação, e para facilitar o aprendizado dessa língua,
aumentar a motivação e o interesse na utilização da ferramenta, serão acrescentados elementos
de gamificação e de jogo sérios.